O “Complexo de vira-lata” do Bahia fora de casa

Nós torcedores, somos imediatistas, impacientes e quando presente uma possibilidade do elenco, ir pouco além na Série A, sonha mais além e já. A maioria pensa assim, quer seja Bahia, quer seja um “timeco” qualquer. Eu mesmo por aqui amiúde tenho dito que o técnico Guto Ferreira não está à altura das minhas expectativas, espero piamente que esteja enganado, e que o time comece a ganhar fora dos domínios e espante de vez o estigma do “Complexo de vira-lata”, que persiste em rondar os campos dos jogos do Bahêa lá fora.

Nesse início de temporada, já empatamos duas (Fortaleza e Jacuipense) e hoje? O que podemos esperar enfrentando o ALTO-PI na sua casa? Há um planejamento, há uma estratégica técnica sendo utilizada, sabido que teremos nessas duas competições dos times intermitentes, ora um joga, ora outro. Se temos elenco para seguir em frente sem comprometer o desempenho em campo é que doravante iremos saber. 


Dizem os mais “expert” que os times além-mar e endinheirados, usa-a só que estes têm um plantel infinitamente, mais qualificado que o nosso, embora enfrentem adversários de igual padrão técnico. E nós, será que podemos nos dar a oportunidade de que é possível? De que sim a fórmula do Guto Ferreira poderá dar liga, poderá dar certo, e por conta disso ser o alicerce da base de sustentação do tal projeto a médio prazo, que tão bem contextualizou o Tricolor Henrique em seu texto (veja). Quem sabe? 

De uma coisa tenho certeza, é preciso afastar já o espectro do “Complexo de vira-lata” que nos rondam de outra Série. Sabemos que a temporada só está começando, é bem verdade, assim como é bem verdade que a hora de consertar é agora em início de temporada, e não quando o barco já estiver à deriva. Sob pena de continuarmos sofrendo até dezembro. Como sou um otimista inveterado, apesar do meu achismos acerca do Guto Ferreira, espero estar enganado. 

E que a partir de hoje contra o Altos, nosso time dê a graça da primeira das dezenas de conquistas fora da Boa Terra! E que seja este modelo tático adotado pelo Guto, o precursor de um Bahia bem melhor ainda do que o Bahia dos dias de glória nos anos de 59/88 nos proporcionou. E que este planejamento de 2017, possa ser vencedor e precursor desse Bahia do futuro, que começa hoje. Vamos que vamos tricolor, superar o complexo de vira-lata ao jogar lá fora e vencer quem quer seja aqui ou lá, e nos devolver a alegria de ser grande entre os grandes!

Lázaro Sampaio –  Gurupi-TO, torcedor do Bahia, amigo e colaborador do BLOG 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário