Em defesa do Guto Ferreira, técnico do E.C Bahia

Em recente oportunidade pontuei aqui que, no Brasil, somos milhões de “TÉCNICOS” de futebol e imagino que não esteja sozinho nessa afirmação. Venho tecer algumas considerações sobre esse fato do torcedor do Bahia hoje, mal iniciada a temporada, já apontar para a necessidade de substituir o Guto Ferreira.

Primeiro vou grifar em NEGRITO que não sou advogado de defesa e nem tenho procuração para defender o nosso treinador, inclusive, firme na minha posição relativa ao ano passado durante o segundo turno da série B, afirmo que não sou muito fã do nosso “Gordiola”. Naquela oportunidade o considerei como MEDÍOCRE !

Quando teve início a temporada, avaliei aqui que o GF não era o nosso treinador dos sonhos pela sua performance na quase “desastrada” série B de 2016. Entretanto, utilizando o BOM SENSO, lhe ofereci o meu voto de confiança em considerando que ele estaria participando do início da temporada e poderia me mostrar credenciais diferentes.

Pois bem!

A temporada já teve início e o Bahia disputa 2 competições e encontra-se prestes a jogar a Copa do Brasil. Será que esses 6 jogos oficiais do Bahia já são suficientes para mostrar a atuação do nosso treinador?

Temos algo interessante a considerar antes de tomar uma posição sobre esse aspecto.

O Bahia, no seu planejamento, buscou realizar rodízios utilizando todos os jogadores que estão à disposição do treinador. Vejam que temos um grande grupo de jogadores que precisam ser melhor avaliados, inclusive os garotos da base. Essa definição visa também “melhor” preparar os jogadores evitando as contusões decorrentes de vários jogos seguidos (vejam o que aconteceu com o Pisculiche, do time do lado de lá) logo no início da temporada.

Esse rodízio parece ser muito interessante e nesse aspecto, avalio que a decisão foi acertada pela Diretoria, com o aval do treinador. Hoje temos dois times que atuam com uma formação semelhante durante os jogos. A prova maior disso é a nossa defesa que até o presente momento não tomou um gol sequer. Um esquema onde o time fica bem compacto atrás, com o pessoal do meio campo trabalhando com muito afinco na primeira marcação e municiando ao ataque pelas laterais.

Quanto ao ataque, vejo que temos boas alternativas, mas que precisam ser traduzidas em gols. O ataque do Bahia não é de todo ruim e tem feito boas partidas mesmo sendo, por conta do rodízio, alterado constantemente pelos diversos jogadores que temos para a posição. O ataque pouco produziu e isso é fato (exceto o jogo contra o Genérico de Feira de Santana) precisando de mais inspiração na conclusão das jogadas em gol.

Recentemente, uma coisa que podemos observar no jogo contra o ALTOS-PI, é que o time se postou bem em campo e agrediu com relativa facilidade. Firme na zaga e criativo no ataque não conseguindo fazer gols mais pela boa atuação do goleiro adversário, do que pela incapacidade dos nossos jogadores que atuaram hoje.

Ano passado quando o time jogava, especialmente, fora de Salvador, se percebia uma grande apatia no ataque, onde os jogadores trabalhavam mais na função de marcar do que a de atacar. Essa diferença, que considero positiva, está bem visível nesse início de temporada e logo vamos fazer gols jogando fora dos nossos domínios visando conseguir os almejados triunfos. O time ataca, mas infelizmente, temos um adversário do outro lado que, às vezes, se defende muito bem ou tem um goleiro inspirado que fecha o gol.

Apenas para minha satisfação, vejo que o Bahia apresenta nesse momento uma forma de jogar independente do time que entre em campo e isso deve-se ao trabalho do treinador. Até o momento vejo que ele tem feito um bom trabalho e que a excelência pode acontecer, mas ainda não podemos responsabilizar o GF pelos gols que não estão sendo feitos.

Finalizando minha tratativa, devo avaliar que ainda não disponho de maiores elementos para avaliar o desempenho do nosso treinador como bom ou ruim. Embora, possa entender que ele ainda tenha alguns créditos nesse momento da temporada. Avalio ainda que ele tem buscado e conseguido dar ao time um padrão de jogo mais definido.

Salvo melhor e mais abalizado juízo, firmo-me.

Paulo Fernando – Amigo, Bahia e colaborador do BLOG

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário