Em defesa das qualidades do atacante Hernane do Bahia

Verifico que nesse democrático espaço temos diversos tipos de pensamentos e, nesse ponto, não cabe discutir a razão de outrem. Eu, contudo, busco questionar algumas posições que, sob a minha ótica, apontam fortes indícios de INJUSTIÇA.

Venho assistindo uma série de críticas direcionadas fortemente contra o Hernane por algumas pessoas que se dizem cobertos da razoabilidade nas ideias que apresentam. Seria normal não fosse a renitência oriundas de dois ou três participantes (SEMPRE OS MESMOS) do Blog.

Vejo que esse tipo de posicionamento, antes de ajudar, perturba ao próprio jogador que em campo vem se dedicando de forma honrosa ao que se propõe. O cara não vem fazendo gols com facilidade, é verdade! Entretanto, ele não joga sozinho!!!

O futebol meus amigos, especialmente aos ácidos críticos do nosso Centro Avante, é um esporte coletivo, composto de 11 atletas em campo, dispostos dentro de um esquema tático, de acordo com o entendimento de um treinador, que busca fazer o time vençer.

Li aqui, em recente episódio, a colocação do Dalmo de que ele pouco entende de esquemas e, eu também, não sou muito diferente, conclamando a alguém que (parece que temos um Tricolor bem versado nisso) possa nos brindar com uma mais profunda análise tática do nosso Bahia em Campo e o papel desempenhado pelo aludido jogador.

Percebo, dentro das minhas limitações, que desde o ano passado o GF insiste em jogar num esquema tal, onde todos os atacantes (TODOS) buscam atacar e, quando o adversário tenta sair jogando, todos (TODOS) buscam o primeiro combate em uma região da intermediária contrária visando dificultar a criação de jogadas de ataque do mesmo.

Observando aos jogos do Bahia, na presente temporada percebemos que o time tem mais ação ofensiva no coletivo e não apenas na figura do Hernane. Esse é o grande problema para que a sua performance em gols marcados esteja baixa. Quando as bolas são direcionadas para ele, em boas condições ele finaliza. Apenas os goleiros parecem se esforçar muito para defender e conseguem fazê-lo.

O jogo de ontem foi pródigo em exemplos de dedicação do Hernane em campo. Ele participou de quase todos os lances agudos e também esteve presente em jogadas de defesa jogando como meia de marcação na entrada da área do Bahia. Essa dinâmica, claramente, o impede de definir as jogadas no nosso ataque com mais frequência fazendo com que faça poucos gols. Daí a denomina-lo como INOPERANTE…

Ainda na noite passada após assistir ao jogo, como de hábito, venho aqui no Blog para ler o Erick e outros tantos que fazem bons comentários sobre o que aconteceu no jogo. Pra minha surpresa, vejo as críticas mais injustas e isso me aborreceu bastante, principalmente pelo fato de que o nosso estimado Tricolor ser uma pessoa de alto astral e muito ponderado nas suas palavras. Nesse post ele dedicou um parágrafo inteiro para desmerecer aquilo que considero como uma boa partida do Hernane e do time.

O Amigo Lourival de Paulo continua insistindo num discurso por essa mesma linha e, às vezes, vem se tornando chato e renitente. Daí eu me exasperei diante de tanta iníqua! Vejo ainda que pareça algo pessoal comigo, não tenho essa bobagem de querer ser “dono da verdade”, porém não posso aceitar que pessoas com boa capacidade de tirocínio busquem, de forma vil, tentar deturpar uma coisa clara. O Hernane não faz gols ultimamente mas, desempenha um importante papel nos jogos.

Finalizando, gostaria de humildemente dirigir minhas palavras de desculpas e perdão por ter sido tão grosseiro aos amigos Lourival e Erick, nas minha observações. Inclusive morri de rir com o Fake do Vovô Mundico, o tal do Seo Binga da Ribeira, me indicando esse procedimento reparatório decorrente do meu mal comportamento.

Explico o deplorável fato informando que agi no calor de um pós-jogo aonde vencemos um time que vinha invicto no seu regional e nos seus domínios, que jogou dando um enorme trabalho ao vice do Borradão e que jogou relativamente bem ontem. Daí, nessas horas, a gente “deitar” críticas dessa natureza parece algo surreal e de valor desprezível. O time vence jogando um “bom” futebol e a turma desce o malho. 

Se perder…

Vamos ser mais ponderados, buscar novos assuntos! Isso ajuda a melhorar o nosso Blog e a nos aproximar mais dentro de coisas de maior valor para o nosso Bahia. O futebol baiano agradece!


Paulo Fernando – Amigo, Bahia e colaborador do BLOG

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário