Dupla de zaga é o principal trunfo do Esporte Clube Bahia

Existe um ditado no futebol que diz: “a melhor defesa é o ataque”. Pode até ser verdade, com suas exceções, o que se vê nos dias de hoje são equipes cada vez mais preocupadas em não sofrer gols para depois pensar em como fazê-los. De maneira geral, a maior parte das equipes do futebol brasileiro atuam no esquema tático 4-2-3-1, pelo qual é possível atacar e defender de maneira equilibrada, visto que além dos dois volantes, os pontas voltam para ajudar na contenção e acompanhar os laterais adversários. 

Esse é o caso do Esporte Clube Bahia comandando pelo técnico Guto Ferreira, que ainda tenta ajustar o sistema ofensivo, mas quando falamos da defesa, não tem do que se questionar ou contestar, ao contrário, só elogios, da torcida, da comissão técnica e da imprensa, como um todo. Esse bom momento se iniciou já na Série B de 2016 com o “casamento” entre Tiago e Jackson, zaga titular e principal triunfo da equipe tricolor, que deu muito certo e continua dando em 2017. 

Diga-se, a defesa é indiscutivelmente o principal responsável pelo bom aproveitamento do Esquadrão na temporada. Até o momento, em 8 jogos, apenas 1 gol sofrido e na última partida diante do Juazeirense, após passar mais de 681 minutos sem ser vazado. Para não ser injusto, quero destacar a importância dos laterais e também dos zagueiros reservas, Lucas Fonseca e a jovem promessa Rodrigo ‘Becão’, que vem revesando com Tiago e Jackson.  

Voltando a falar das Torres Gémeas (Tiago e Jackson), ambos chegaram ao clube no segundo semestre de 2016 e, até então, jogaram 20 partidas juntos, somando 12 triunfos, 5 empates e 3 derrotas, além de apenas 13 gols sofridos (média de 0,65 gol sofrido por jogo). Em 12 desses 20 jogos em que os dois foram titulares, o Bahia sequer sofreu gol. Em 2017, ainda estão invictos, nos três jogos com a zaga titular em campo, foram dois empates por 0 a 0 (Fortaleza e Altos) e o triunfo sobre o Moto Club (2×0), todos pela Copa do Nordeste.

Incontestáveis e vivendo grande fase, Jackson e Tiago podem se separar no meio da temporada, isso porque Tiago pertence ao Atlético-MG e está emprestado ao Bahia até junho, no entanto, o presidente Marcelo Sant’Ana já confirmou o interesse em prorrogar o vínculo com o atleta, que, em breve, deve assinar por mais três anos. Enquanto isso, Jackson  tem contrato com o Bahia até 2019 e, recentemente, recusou proposta do Botafogo.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário