ABSURDO: Copa do Nordeste sem jogos aos Domingos.

Como já havia sido anunciado pelo presidente da Liga do Nordeste, Alex Portela, a Copa do Nordeste sofrerá mudanças a partir de 2018 e, ao contrário do previsto anteriormente, os clubes do Maranhão e Piauí vão permanecer na competição, no entanto, apenas o campeão. A Copa que hoje comporta 20 clubes, em 2018 terá apenas 16. Parte das vagas continuará sendo definida através dos estaduais, aliás, uma veiculação estrategicamente montada para preservar os ridículos e emprestáveis Campeonatos Estaduais, obrigando os clubes a ter que passar por essa espécie de vestibular ridículo. Já a proposta para que as vagas fossem totalmente definidas por meio do ranking nacional de clubes, foi completamente rejeitada, é claro.

Outra medida absurda, implementadas para “proteger”, “ressuscitar”, os famigerados estaduais e suas respectivas federações que nada fazem para o crescimento do futebol, é que a partir do próximo ano, a quase totalidade dos jogos da Copa do Nordeste serão realizados no meio de semana. Apenas as duas finais acontecerão em domingos, como era no passado.

Ou seja, nas terças, quartas, quintas e até nas sextas-feiras, sempre em horários proibitivos você, torcedor, irá acompanhar os clássicos regionais como Bahia x Santa Cruz, Vitória x Ceará ou Sport, já nos dias de Domingo, dia tradicional no futebol, vamos assistir Bahia x Jacuipense, num pasto mal cuidado, numa medida clara para tentar valorizar o que não tem absolutamente qualquer valor, em detrimento da Copa do Nordeste, que pode(RIA) ser a salvação da região.

Vale ressaltar que tais mudanças foram levadas antecipadamente aos presidentes do Bahia e Vitória, que aprovaram as medidas sem ressalvas, aliás, este NÃO aos jogos da Copa do Nordeste nos dias de Domingo, como acontece (apenas este ano), foi uma proposta da Federação Baiana de Futebol que festejou o retrocesso, o atraso GIGANTE. 

Critério de escolha dos 16 clubes

Pernambuco e Bahia, que possuem as duas Federações melhores ranqueadas da região na CBF, ainda terão mais uma vaga, para os vice-campeões dos estaduais de 2018. O Ceará, que possui a terceira federação melhor ranqueada, também ganhará mais uma vaga, totalizando 12 clubes. Já as demais quatro vagas em aberto serão definidas através de uma ‘Pré-Copa do Nordeste’.

Um clube de cada estado, excluindo o Ceará, participará dessa Pré-Copa do Nordeste, totalizando oito agremiações. Estas formarão confrontos diretos com mata-mata, em ida e volta. Os quatro melhores ranqueados nacionalmente terão a vantagem de fazer o último jogo em casa. Em caso de dois resultados iguais, a decisão vai para as cobranças de pênaltis. Os quatro vencedores completam a lista de 16 clubes da Copa do Nordeste. As medidas foram apresentadas a CBF ontem à noite e aprovadas.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário