Guto pensa em 4 4 2, entenda como atuaria o Bahia

Resultado de imagem para Guto Ferreira

Guto em entrevista recente, declarou que por ter poucas opções de velocidade, pensa em atuar com a equipe no famoso 4 4 2. Ajustado e bem organizado ele pode surpreender no 1º semestre, com variações de posições e aproveitando as qualidades de cada jogador, o treinador do tricolor tem em mãos um plantel com bons meias e volantes com qualidade na saída de bola e na recomposição. 

A parte defensiva deve começar com a base de 2016, as novidades são; Jean como goleiro titular e Armeiro pela esquerda. Eduardo, começa a temporada como titular, porém pressionado pela contratação de Wellington Silva. Na zaga, não tem o que mexer, tanto Jackson quanto Tiago foram bem em 2016 e dificilmente perderão as vagas. 

Ele deve manter o meio campo com Régis, Juninho e René Junior a principio. A dúvida é em relação a qual meia vai atuar no lado direito, pois ele começou a temporada com Zé Rafael e agora o Bahia também tem Allione com fome de bola. 

De inicio, apostaria em Allione na direita e Régis na esquerda, pois ambos tem velocidade e são condutores de bola. Allione mais pensador com bom passe e visão de jogo e Regis com um bom controle de bola e com qualidade para puxar bons contra ataque pelos lados. Em relação aos volantes, tanto Juninho quanto René começam de titular, um por conta das boas atuações e com um certo protagonismo por ter sido o destaque da equipe no acesso e o outro com as boas partidas que vem fazendo taticamente. 

No ataque a equipe enfim vai ter Edigar Junio Solto, atuando atrás de Hernane, flutuando pelos lados e agredindo a equipe adversária com sua velocidade. Hernane provavelmente será o 9 no inicio da temporada, acho difícil perder a vaga, pois pelo que apresentou no Corinthians Gustavo não tem futebol para ocupar essa vaga. Agora, Guto pode mudar o esquema e atuar sem um 9 e ai ele sai da equipe titular. 

Exibindo LINEUP111485127971385.png

Com esse esquema o Bahia teria uma boa formação ofensiva e teria mais jogadores no meio de campo para trabalhar a bola e controlar o jogo. Ao depender de como seria o sistema de marcação, o Bahia teria muita velocidade nos contra-ataques e isso pode ajudar muito a equipe na serie A. 

O bom do 4 4 2 é ver Regis atuando pelos lados, principalmente no esquerdo, ele fez boas jogadas vindo da esquerda para o meio quando entrava no 2º tempo, quem não lembra de quando Regis entrava solto flutuando pelos lados, dando amplitude e dinâmica a equipe no 2º tempo. Quando atua centralizado ele não consegue fazer o que faz atuando solto com possibilidades de flutuação pelas pontas. 

No lugar de Guto Ferreira, eu adotaria um 4 4 2 dinâmico e móvel, sem um 9, seria interessante ver Regis e Edigar Junio jogando soltos no ataque, sem posições definidas, porém com velocidade e agressividade na frente. Um meio campo formado com Allione e Zé Rafael pelos lados e Juninho com Matheus Sales atuando como volantes. O time teria boas possibilidades ofensivas, com velocidade e qualidade na saída de bola, bons passes com os meias e os atacantes verticalizando as jogadas e flutuando sem posição definida confundindo a defesa adversaria. 

Exibindo LINEUP111485131638123.png

Eu apostaria, não sei se Guto tem essa coragem de colocar um 4 4 2 ofensivo, com jogadores técnicos e com qualidade no passe para municiar os atacantes. O time perde um jogador dentro da área, porém os meias e volantes terão mais espaço para aparecer ofensivamente. 

O esquema é bom, claro precisa ser treinado e ter sequência. Com o time jogando com esses jogadores, ele pode sem trocar peças alterar o esquema de jogo durante a partida e confundi o time adversário, fazendo Edgar de falso 9 e trazendo Regis pela esquerda atuando como ponta. Zé Rafael atuaria centralizado e Allione pela direita. O esquema sairia do 4 4 2 para o 4 2 3 1, muitos times na Europa tem essa variação, no Brasil isso é difícil, mas alguns treinadores utilizou isso no brasileirão e o Grêmio de Renato Gaúcho jogou com Luan atuando de Falso 9 e voltando para recompor, surpreendendo o Atlético MG taticamente.


Obs: Os números são ilustrativos.  

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário