Vitória perde, mas se garante na Elite Nacional em 2017

Depois de esticado por uma semana em virtudes dos acontecimentos envolvendo a Chapecoense, finalmente terminou neste domingo o Campeonato Brasileiro da Serie A com desfecho feliz para Esporte Clube Vitória, que passou todo o certame sofrendo e impondo sofrimentos continuado ao seu torcedor em uma campanha ruim passeando quando não, dentro da zona de rebaixamento, freqüentando as últimas posições, culminando hoje à tarde com uma derrota para o Palmeiras desmobilizado e atuando com nove reservas e jogando em ritmo de festa em pleno Estádio do Barradão, aquele mesmo, que um dia já foi chamado de santuário completamente lotado, a sétima derrota atuando dentro de casa.

Um autêntico resultado ao estilo emblemático que não deixa qualquer dúvida da péssima qualidade do atual elenco do Esporte Clube Vitória que não pode ou deve desaparecer ou minorado aproveitando-se da fuga da zona de rebaixamento.

Num primeiro tempo bastante movimentado, mas com poucos lances de perigo, foi o Vitória quem abriu o placar com Marinho, sempre ele, aos 12 minutos cobrando falta e contando com o desvio da defesa alviverde para vencer o goleiro Jaílson. Fora isso, pouco fez o Leão que parecia acomodado em campo e o Palmeiras praticamente dominou toda a primeira etapa, colocou bola na trave com Leandro Pereira, pressionou e não demorou muito para chegar à igualdade com o volante Gabriel aos 15 minutos e já no fim da etapa inicial Alecsandro aproveitou bobeira da zaga rubro-negra para virar o marcador aos 45 minutos, resultado que é claro não interessava ao Vitória, mas não era tão assustador.

Na segunda etapa, o Vitória até se arriscou e pressionou mais, porém sem aquela afobação e agressividade natural de quanto atua no Barradão, no fundo sabia que mesmo perdendo era improvável e impensável, ou diria quase impossível, o Internacional vencer o Fluminense por 5 a 0 no Rio de Janeiro, confiou e acreditou na lógica. O Palmeiras, por sua vez, se defendeu bem, administrou o resultado favorável e venceu por 2 a 1 mesmo com o time de reservas terminando o Campeonato com 80 pontos. Apesar da derrota, o Leão se garante na elite do futebol nacional em 2017 graças ao atacante Marinho e a incompetência do Internacional que empatou com o Fluminense e está oficialmente rebaixado pela primeira vez na sua história. 

O Leão termina a competição fora do Z-4 e também fora da zona classificatória para a Copa Sul-Americana, 16º com 45 pontos, em forma de alívio e não de comemoração após sofrer um bocado durante todo o campeonato. O Inter se junta a Figueirense, Santa Cruz e América-MG, todos integrantes da Série B em 2017.    

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário