Quem foi o melhor jogador do Bahia na Série B 2016?

Acabou o Campeonato Brasileiro da Série B. Foram 38 rodadas de muita emoção e bola na rede entre 13 de maio e 26 de novembro. Muito sofrimento, ansiedade e aflição até os últimos segundos, uma mistura de suspense e drama, principalmente para o Esporte Clube Bahia que garantiu o acesso na última rodada e de forma não tão animadora, sendo derrotado pelo Atlético-GO, resultado que colocou em risco o acesso, porém, graças ao arretado Oeste que bateu o Náutico na Arena Pernambuco por 2 a 0 com autoridade e além de se salvar do rebaixamento, jogou o acesso no colo do Bahia.  

Nessa caminhada  de altos e baixos, mas finalizando com o objetivo principal alcançado, que era o retorno ao palco principal do futebol nacional, vários jogadores tiveram um grau de importância elevado na conquista do acesso tricolor e com toda certeza devem permanecer para a temporada 2017. Com o intuito de eleger o MELHOR JOGADOR DO BAHIA no Campeonato Brasileiro da Série B, destaco alguns atletas que contribuíram de forma mais sólida para esta conquista. 

VEJA E DÊ SUA OPINIÃO:

Uma posição que contava com várias opções, mas nenhuma com total confiança, era a de dono da camisa 1. Marcelo Lomba vivia momento ruim, Jeanzinho nunca passou confiança e Douglas Pires, sem oportunidades, acabou deixando o clube. Com todas essas interrogações, MURIEL chegou ao Bahia proveniente do Internacional onde era bastante contestado e justamente o destino de Marcelo Lomba. Eis que o novo arqueiro tricolor chegou quieto, calado, sem badalação, e aos poucos foi se firmando e conquistando a confiança da nação tricolor com boas atuações, algumas delas decisivas e providenciais. Foram 22 jogos com a camisa tricolor, 18 gols sofridos, 12 triunfos, 6 empates e 4 derrotas.

No setor defensivo, é evidente que com a chegada do zagueiro TIAGO houve uma melhora na equipe. Vindo por empréstimo do Atlético-MG, o beque colocou Lucas Fonseca no banco e se firmou ao lado de Jackson, ambos formando a dupla mais segura da Série B se contarmos apenas o segundo turno e fazendo do Bahia a segunda melhor defesa da competição com 34 gols sofridos, atrás apenas do Londrina, com 29. Tiago atuou em 21 vezes na competição, foram 12 triunfos, 5 empates e 4 derrotas, 35 gols pró e 17 sofridos com ele em campo, inclusive, marcando um gol. 

Outro que destaco pela persistência e força de vontade dentro de campo é MOISÉS, dono absoluto e intocável na lateral-esquerda, posição em que passaram nomes como João Paulo, João Paulo Gomes e vários outros que não conseguiram se firmar, e somente Moisés foi capaz de passar confiança para o torcedor mesmo não sendo uma unanimidade no time. Foram 25 jogos disputados (22 deles como titular), 12 triunfos, 6 empates e 7 derrotas, 40 gols feitos e 25 tomados, e ainda um gol marcado.   

No meio de campo, impossível não citar JUNINHO,o diferencial, diria ser o coração do time, sinônimo de garra e sangue nos olhos dentro de campo. Foi indiscutivelmente o mais regular e o mais presente em campo na temporada e Série B, 33 jogos (30 como titular), com ele foram 16 triunfos, 8 empates e 9 derrotas, autor de seis gols na competição, muitos deles importantíssimos, como o que deu o triunfo por 1 a 0 sobre o Vila Nova em Goiás. Meu voto de melhor jogador do Bahia na Série B vai para este jogador, digo mais, afirmo ter sido o melhor atleta da temporada.

Iria citar apenas um jogador de meio-campo, mas não quis deixar de falar do volante LUIZ ANTÔNIO, outro atleta importantíssimo nessa conquista, juntamente com Juninho, Luiz Antônio deu outra dinâmica ao time do Bahia no segundo turno da Série B. A equipe cresceu taticamente e tecnicamente. A bola começou a chegar no ataque com um toque de qualidade justamente pela utilização de dois “médios” que marcam e dão uma saída de bola rápida e com qualidade, facilitando o trabalho dos meias e atacantes, principalmente Régis e Renato Cajá que, mesmo com toda oscilação, também contribuíram de forma decisiva em momentos importantes. Luiz Antônio atuou 21 vezes, 19 como titular, foram 11 triunfos, 6 triunfos e 4 derrotas com ele em campo, e três gols marcados, sempre utilizando sua principal característica, o chute de longa distância.   

No setor de ataque, apesar das constantes lesões que atrapalharam seu desempenho e dos altos e baixos, não posso deixar de fora da lista o atacante HERNANE, outro que atuou em 34 oportunidades na competição, todas como titular, e balançou as redes 11 vezes, desses 11 gols o mais importante e decisivo diante do Sampaio Corrêa no apagar das luzes que deu o triunfo por 1 a 0 quando ele era bastante contestado e criticado pelo momento ruim. Com o “Brocador” em campo, o Bahia venceu 17 vezes, empatou 7 e perdeu 10, marcou 53 vezes e foi vazado em 30.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário