O E.C. Bahia está de volta a Elite do Futebol Nacional

Acabou o sofrimento, mesmo honrando a fama de time caseiro e perdendo hoje à tarde de virada por 2 a 1 no Estádio Olímpico para Atlético-GO, o Esporte Clube Bahia acabou se beneficiando com o tropeço do Náutico sobre o Oeste por 2 a 0 e finalmente está de volta a divisão principal do futebol brasileiro, depois de muita luta, altos e baixos, um primeiro semestre desastroso, com eliminações na Copa do Nordeste diante do Santa Cruz e Copa do Brasil diante do tímido América-MG e da dolorosa perda do Campeonato Baiano para o Vitória, é claro, com a calorosa ajuda da arbitragem nas duas decisões. O Esquadrão só jogou futebol realmente no segundo semestre do ano, com as devidas mudanças feitas pela diretoria, uma reformulação que foi do elenco a comissão técnica. Ainda que não convencendo quando atuava longe de Salvador, o Bahia se apegou ao seu santuário e o utilizou como abatedouro para trucidar seus adversários contando com a forte ajuda da sua Nação de fieis tricolores que acreditaram e apoiaram à todo instante e foram merecedores deste acesso.

Jogadores saíram, outros chegaram e mesmo com toda desconfiança supriram algumas carências do time. O zagueiro Tiago deu segurança ao setor defensivo e ao lado de Jackson formaram a melhor dupla de zaga da Série B, diga-se, segunda melhor defesa do campeonato. O lateral-direito Eduardo foi outro que veio e assumiu a camisa 2 sem ser preciso passar por testes já que nunca teve um dono absoluto. O goleiro Muriel, com a obrigação de substituir Marcelo Lomba, contribuiu com boas atuações em jogos importantes. O volante Luiz Antônio fez o meio de campo tricolor ser mais tático e consistente, a sua chegada fez o futebol de Juninho que já era regular crescer absurdamente, diga-se, o MELHOR jogador da equipe na temporada 2016, na minha opinião, apesar de não ser badalado como Renato Cajá, Hernane e cia., foi o mais presente e que mais atuou com regularidade.
     

Ao lado de Atlético-GO, Avaí e Vasco, o Bahia integra a lista de clubes que desembarcam na Série A em 2017, agora com um novo desafio pela frente, espero eu que não seja com pensamento principal apequenado de apenas figurar entre os 16 melhores do campeonato se livrando do rebaixamento, problema crônico das nossas diretorias. É evidente a dificuldade de competir com clubes de maior tradição e organizado financeiramente, porém, temos exemplos de equipes de menor porte e aquisição econômica que fazem campanhas brilhantes, exemplo forte a Chapecoense, 9º colocado na Série A ainda sonhando com uma vaga no G-6 e na final inédita da Copa Sul-Americana. Parabenizo o Esporte Clube Bahia pelo acesso MERECIDO, aos jogadores pelo esforço e guarra dentro de campo, a comissão técnica pelo excelente trabalho no segundo turno, a diretoria por ter admitido o erro e feito os consertos na hora certa e principalmente a fantástica NAÇÃO TRICOLOR, o coração do clube, sem ela nada disso seria possível. 

Parabéns aos tricolores de São Miguel das Matas, Santo Antonio de Jesus e todos que acompanham o Blog Futebol Bahiano, os mais otimistas, os mais precavidos, os mais exaltados, os corneteiros, todos são merecedores dessa conquista que não passa de uma obrigação. O lugar do Bahia é e sempre foi na Série A. Em 2017 estaremos no nosso devido lugar. BBMP!      

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário