Matemática aponta o Bahia com um pé na Série A

Após vencer o Bragantino ontem à tarde, na Arena Fonte Nova, por 3 x 2, o Esporte Clube Bahia encaminhou os últimos papéis para receber o visto e o consequente carimbo no alvará, como time de Série A para o exercício 2017 do Futebol Nacional. É verdade que riscos, perigos e certa incerteza ainda persistem, já que o clube ainda precisa conquistar um único ponto no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia,  no próximo sábado, quando enfrenta o campeão Atlético-GO, para não depender da interferência de terceiros, no caso, Vasco ou Náutico.

A incerteza reside pela pouca aptidão do tricolor de aço quando atua fora de casa, já a esperança é o descompromisso do adversário, pela conquista dos três pontos. Classificado é Campeão. Em tese, o jogo contra o Bahia é de festa de encerramento e despedida para o Dragão de Goiás. O problema pode ser a mala que não carrega cobra, que naturalmente será despachada para a cidade de Goiânia, pelos terceiros interessados.

Como a matemática desconhece e ignora o poder da mala, dos incentivos extra e as assombrações do futebol, indica um acréscimo de possibilidades de acesso do tricolor de aço. Se antes do triunfo em cima do Bragantino as chances eram de 84, 7%, após somar 63 pontos este percentual subiu para 93,4%, isto de acordo com as projeções dos matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os cálculos apontam o Vasco da Gama, que enfrenta o Ceará em São Januário com 70% e, assim, fechando o quarteto dos classificados.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário