Bahia x Vasco x Náutico: Ai, ai, ai, ai, tá chegando a hora..

Parafraseando o saudoso cantor Wilson Simonal, uma das grandes estrelas da música popular brasileira nas décadas de 60 e 70. “Ai ai ai ai, tá chegando a hora. O dia já vem raiando, meu bem. Eu tenho que ir s´imbora”. O dia já raiou, sábado, 26 de novembro, poderia ser mais um dia normal como qualquer outro, para ir ao cinema, ao shopping, a praia, porém, hoje todos os holofotes estarão conectados e com as atenções voltadas para o Esporte Clube Bahia, que faz o jogo da VIDA no dia do JUÍZO FINAL, como inteligentemente destacou o mestre Dalmo Carrera, em partida decisiva contra o Atlético-GO no último suspiro de 2016, que vale não só uma vaga na elite do futebol nacional, como todo um trabalho realizado por uma diretoria que tenta fortalecer e organizar um clube que passou por momentos turbulentos e ainda sob desconfiança quando se trata de futebol. As eliminações na Copa do Nordeste e Copa do Brasil, além da perda do Campeonato Baiano, fizeram com que a pressão pelo acesso fosse aumentado em 500%. 

Já era um objetivo, a meta principal de 2016, independente do desfecho dos outros acontecimentos, mas se tornou uma obsessão e uma forma de redenção para o clube e a diretoria que cometeu erros grosseiros, mas percebeu à tempo e se redimiu fazendo uma reformulação necessária e pontual, é claro, se tivesse a percepção de que nada estava dando certo e era preciso mudar muito antes da 17ª rodada, hoje estaríamos já na elite, apenas cumprindo tabela e fazendo um jogo de “compadres” com o Atlético de Goiás. Mas não adianta se lamentar, o passado não é algo que podemos mudar. 

E, antes tarde do que nunca, o Bahia amadureceu, evoluiu e fez da Arena Fonte Nova seu trunfo para acumular a gordura necessária compensando o que perdeu fora de Salvador e colocando a equipe na situação de protagonista da Série B e com grande possibilidade apesar de todo sofrimento. Estamos falando de uma equipe com um pé na Série A, dono da melhor média de público do campeonato, do segundo melhor ataque, o melhor saldo de gols, a segunda melhor defesa e com um aproveitamento de 56.8% somando ao trágico e assustador primeiro turno. Mas tudo isso será apagado e menosprezado caso não consigamos o que de fato importa, o acesso, o resto são favas contadas.

A ansiedade e a saudade estão perto de acabar, estamos indo embora da escura e nebulosa Série B e retornando ao palco principal do futebol brasileiro, onde é o verdadeiro lugar do Esporte Clube Bahia. Basta um triunfo simples ou um simples empate simplificar o acesso sem depender de absolutamente NADA. Só espero que Guto coloque um time em campo para vencer, porque quem entra para empatar, tende a perder. E a derrota só interessa a Vasco e Náutico que enfrentam em casa Ceará e Oeste, respectivamente. Chegamos na reta final com duas cadeiras vagas e apenas dois clubes irão sentar definitivamente ao lado de Avaí e Atlético-GO. O Bahia precisa de UM ponto, o Vasco apenas do triunfo e o Náutico da vitória além de uma combinação de resultados (derrota do Bahia ou empate do Vasco), lembrando que todos os jogos no mesmo horário (16h30), ou seja, sofrimento em dose tripla. Mas se Deus quiser e permitir, estaremos na Série A em 2017. Eu acredito! 

Para começar o dia bem e inspirado, nada como um clássico da música popular brasileira destaque em marchinhas de carnaval na voz de grandes intérpretes, afinal, hoje será Carnaval fora de época em Salvador. BBMP!
   

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário