R. Viana x M. Sant’Ana: Quem descasca melhor o abacaxi?

 

Para mim está muito claro a trajetória recente do Esporte Clube Bahia e do nosso rival maior, o Esporte Clube Vitória.  O “Mundico” pegou um time minimamente organizado e com dinheiro. Fruto do trabalho do antigo gestor que foi embora antes da hora por péssimos resultados em campo (5º lugar no Campeonato Baiano). Já o Marcelo Sant’Ana, presidente do tricolor, pegou o clube convalescente, recém saído da UTI. Assumiu  no inicio do ano de 2015 e surpreendentemente levou a um título Baiano e uma final de Nordestão. Também iniciou bem a Série B (fez um ótimo primeiro turno). Porém foi engolido na reta final pela falta de experiência com as questões de dentro de campo.

Mundico pegou um time organizado, com dinheiro, porém cabisbaixo e fez o que o torcedor imediatista mais gosta: gastou din-din à rodo (aparentemente, porque  na realidade não dá para ter certeza por se tratar de um clube fechado). Melhorou muito o time em campo no início da sua gestão e, assim como fez Marcelo Sant’Ana nos seus primeiros passos no Bahia.  Porém, já no começo do ano, dava mostras que o momento de empolgação tinha passado. Passou o Campeonato Baiano inteiro sempre atrás do Bahia na pontuação geral e foi campeão baiano já sabemos em que circunstâncias (mesmo com o Bahia tendo as vantagens nas finais) e tendo totalizado menor quantidade de pontos no geral.

No momento ATUAL o que parece é que o Bahia aprendeu com os erros do ano passado na reta final, e resolveu também se reforçar antes do meio do Campeonato (chegaram jogadores como Renato Cajá, Tiago, Luis Antônio, Muriel, Eduardo, hoje todos titulares do time). Mas esse movimento ainda está em avaliação até que se concretize o acesso.

Já o Vitória  resolveu dá uma mexida no time agora na reta final (erro do Bahia ano passado na série B) tirando Mancini e contratando Zé Love e Cardenás. Será que haverá tempo hábil para se recuperar num campeonato difícil da série A? Acredito que a situação do rival é mais difícil.

Sem clubismo algum, hoje preferia está na situação do Bahia, embora na Série B. Um time democrático, com pessoas jovens (Na situação e oposição) e dispostas a trabalharem de forma correta (ainda que pese a inexperiência) e com muita estrada pela frente para continuar na vida política do clube se especializando e ganhando experiência cada vez mais.

Já no outro lado os jovens estão de fora querendo entrar. Dentro só a velha forma de gerir clubes representados na idade de seu chefe maior.

Se tivesse hoje de apostar num clube baiano para sair da mesmice do sobe e desce da série A, eu apostaria no Bahia. Veja que mesmo o antigo jovem gestor, o Marcelo Guimarães Filho, com administração temerária e tudo conseguiu manter o clube durante quatro anos seguidos na série A. Feito que nenhum outro clube do Nordeste conseguiu ainda na era dos pontos corridos. Tenho confiança que se MS conseguir ultrapassar essa fase mais complicada ele fará melhor. Se não tiver competência para tal, nós sócios do clube temos a caneta para colocar outra pessoa no lugar.

 

Olival Mata – Torcedor do Bahia e amigo do BLOG

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário