Bahia e Vitória: Momentos diferentes, objetivos ‘iguais’.

Vivendo momentos distintos, mas visando o mesmo objetivo que é figurar na elite em 2017, Bahia e Vitória entram em campo neste sábado pelo Brasileirão A e B. O primeiro vem de 5 jogos sem derrota e triunfo sobre o líder Vasco e continua perseguindo uma vaga entre os quatro que retornam à elite do futebol nacional em 2016, enquanto o segundo pretende e luta para fugir da zona maldita onde entrou após perder para o Atlético-MG na rodada passada. De qualquer forma, deixando a rivalidade de lado, para o bem do futebol brasileiro e baiano, seria esplêndido rever um BA-VI no Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão, algo que não acontece desde 2014 quando os dois disputaram o Brasileirão e desceram abraçados para segundona. Por isso, neste sábado, vamos nos unir e empurrar nossas equipes nesses dois confrontos decisivos para que continuemos com as nossas metas de alavancar e elevar o futebol baiano onde ele merece estar.

Nos dois encontros em 2014 pela Série A, o Esporte Clube Vitória levou a melhor sobre o Esporte Clube Bahia no somatório, empatou por 1 a 1 em partida que aconteceu dia 11 de maio na válida pela 4ª rodada. Já no duelo de volta, pela 23ª rodada, o Leão bateu no Esquadrão por 2 a 1 de virada. Ambos os jogos aconteceram na Arena Fonte Nova. Em 2015, a possibilidade de ter um BA-VI na Série A era grande, mas só o Vitória conseguiu seu objetivo de retornar à elite, enquanto o Bahia ficou pelo meio do caminho. Agora, volta-se a cogitar um possível encontro entre os dois na elite do futebol nacional em 2017, mas também corre grandes riscos do clássico voltar a acontecer na divisão de acesso, porém, a caminhada ainda é longa e a cada jogo é um desafio.

Neste sábado, a dupla BA-VI tem dois desafios pela frente. Atolado na 18ª posição com 26 pontos, o Vitória enfrenta diante do seu torcedor que lotará o estádio Manoel Barradas o Flamengo, vice-líder da Série A e melhor visitante do campeonato, em jogo que acontece às 18h30 válido pela 24ª rodada. Horas antes, às 16h30, o Bahia visita o Náutico, na Arena Pernambuco, visando manter a invencilidade que já dura 5 jogos (3 triunfos e 2 empates) e de olho grande no G-4 da Série B, partida válida também pela 24ª rodada.  

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário