Isaquias Queiroz, a canoagem e o preconceito regional.

“A certeza de que o fim do mundo está próximo a terminar vem quando um baiano ganha três medalhas olímpicas em prova de velocidade”.

É o nosso “prêmio” que está sendo divulgado nas redes sociais, na gozação nascida do preconceito regional de alguns esquecidos que levamos também um ouro no box e indiretamente mais um ouro no futebol, porque o técnico é também baiano. A Bahia nunca esteve tão bem representada e aplaudida por todos os brasileiros.

Há, todavia, que se ressalvar o que deve incomodar alguns brasileiros sulistas, é que Isaquias não só conquistou a primeira medalha para o Brasil, na canoagem, mas, como diz o Estadão:

“O feito do rapaz de Ubaitaba, na Bahia, é histórico. Pela primeira vez um atleta do País conquistou três pódios numa mesma edição de Olimpíada. Antes dele, quatro atletas já tinham chegado à marca de duas medalhas em uma única edição: Guilherme Paraense e Afrânio da Costa, no tiro esportivo, nos Jogos de 1920, e os nadadores Gustavo Borges, em 1996, e Cesar Cielo, em 2008. Com o feito, Isaquias leva o recorde nacional para um novo patamar.

Outra marca histórica é ser o primeiro atleta da canoa no mundo a conquistar três medalhas numa mesma Olimpíada. Antes dele, apenas atletas do caiaque chegaram a tal façanha: o soviético Vladimir Parfenovich, em 1980, os suecos Lars-Erik Moberg e Agneta Andersson, em 1984, a búlgara Vanja Gesheva e a alemã Birgit Fischer, ambas em 1988, e a húngara Rita Köbán, em 1992.”

O curioso que ele é de Ubaitaba. Na língua tupi-guarani significa terra das canoas. Ubaitaba se situa na margem esquerda do rio das Contas, numa planície entre as colinas e o rio. Tem sua nascente na serra da Tromba, entre os municípios de Piatã e Abaíra, passa pelas cidades de Abaíra, Jussiape, Dom Basílio, Jequié (onde foi erguida a Barragem de Pedras), Jitaúna, Ipiaú,Itagibá, Barra do Rocha, Ubatã, Ubaitaba e Aurelino Leal, para finalmente ter a sua foz no oceano Atlântico, em Itacaré.

Muito teria a escrever, pois parte de minha família morou por muitos anos nesta região e o Rio de Contas faz parte na minha infância. Já que critico muito a rede Globo faço justiça no reconhecimento que eles fizeram de Robson Conceição (box) e Isaquias Queiroz, mostrando toda a luta eles traçaram, iniciando-se na infância. Inclusive Isaquias não tem um rim, por causa de um acidente. Por que estes baianos conquistaram os brasileiros e conquistaram os cariocas? a resposta é imediata, por serem despidos do lixo da burguesia e dos hipócritas que infestam nas elites sulistas. e seus corações jorram simpatia e simplicidade, que as transbordam em rio, levando nas suas águas as conoas da humildade e nestas só nós baianos brilhamos.

Parabéns Isaquias Queiroz. Posteriormente, falarei sobre Robison Conceição.

Atahualpa – Amigo e colaborador do BLOG

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário