Vitória x Santos: O dia que Thiago Ribeiro atrapalhou

Ontem o Bahia, hoje o Vitória, cada um carregando sua cruz nas respectivas divisões que labutam. Com 19 pontos, dois acima da zona morta e seis abaixo do G-4, o Leão encara neste domingo o Santos, desfalcado de três jogadores importantes que estão com a seleção olímpica (Gabriel, Thiago Maia e Zeca), mas atual 4ª colocado com 26 pontos, às 18h30, no estádio do Barradão, fechando as partidas do domingão no Brasileiro da Série A que só termina na segunda com o jogo entre Flamengo e sofrível América-MG, pior time do campeonato. O Leão defende uma invencibilidade de seis jogos (2 vitórias e 4 empates), porém, vem de 3 empates consecutivos (Cruzeiro, Fluminense e Atlético-PR) e precisa voltar a vencer para se afastar da zona perigosa, colar no pelotão da frente e manter a regularidade na competição nacional atuando dentro dos seus domínios. 


Na história do Campeonato Brasileiro, Vitória e Santos se enfrentaram 15 vezes em jogos com mando de campo rubro-negro, inclusive, o adversário deste domingo foi também o primeiro clube a enfrentar o Rubro-Negro Baiano na inauguração do seu estádio em 1986. No geral até hoje, foram nove triunfos do Leão, quatro santistas e dois empates.

O palco deste domingo traz boas lembranças para o torcedor santista. Em 2010, após vencer o jogo de ida por 2 a 0 na Vila Belmiro, o Peixe foi derrotado pelo Leão na volta (2 a 1), mas levantou a taça de campeão da Copa do Brasil dentro do Manoel Barradas. A última partida entre as equipes no mesmo estádio foi em 2014, jogo fatídico que culminou com o rebaixamento do Vitória após perder para o Santos por 1 a 0, acredite, gol aos 49 minutos do segundo tempo marcado pelo atacante Thiago Ribeiro, única alegria que esse rapaz deu ao torcedor tricolor.    

O confronto não traz boas recordações ao técnico Vagner Mancini. Em 2009, quando treinava o Santos, levou uma sonora goleada do Vitória, 6 a 2 no Barradão, sendo demitido dias depois. Dessa vez, do lado contrário, o comandante tenta recolocar o Leão no caminho das vitórias e para isso contará com os novos novos reforços. Além de Serginho, que deve começar como titular, e Rodrigo Ramallo, possível substituto do atacante Kieza que está confirmado, porém, foi poupado do último treino tático devido a um trauma no tornozelo, o meia Sherman Cárdenas é mais uma opção para Mancini. O colombiano já está regularizado e foi relacionado para o embate, mas começa no banco. 

Vencendo, o Leão pode bater a meta da décima posição programada pela direção e aceita por parte da torcida


VEJA A FICHA TÉCNICA:



Local: Barradão, em Salvador (BA)

Data/Hora: 24 de julho de 2016, às 18h30

Árbitro: Rodolpho Toski Marques – PR (ASP-FIFA)

Auxiliares: Guilherme Dias Camilo – MG (FIFA) e Celso Luiz da Silva – MG (CBF-1)

VITÓRIA: Caique; Diego Renan, Kanu, Victor Ramos e Euller; William Farias, Marcelo, Vander e Serginho; Dagoberto e Kieza. Técnico: Vagner Mancini.

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Caju; Yuri, Renato e Lucas Lima; Vitor Bueno, Copete e Ricardo Oliveira. Técnico: Dorival Júnior.

Desfalques do Vitória: Guilherme Mattis e Fernando Miguel (lesionados); Marinho (suspenso)

Pendurados: Victor Ramos, Euller, Tiago Real, Dagoberto e Amaral 

Desfalques do Santos: Zeca, Gabigol e Thiago Maia (Seleção olímpica); Alison (lesionado)

Pendurados: Thiago Maia, Lucas Lima, Luiz Felipe, Paulinho e Vitor Bueno

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário