Por que a torcida do Bahia está cheia de corneteiros?

O nosso grande parceiro Miguel Leite, do Blog SóBaêa, rebateu as críticas exageradas e severas de boa parte do torcedor tricolor sobre a diretoria e a equipe do Bahia, apresentando e comparando as estatísticas do time em 2016 à de outros clubes do futebol brasileiro (você pode ver aqui), e afirmando que o “desempenho no ano não justifica tanto pessimismo e cornetagem por parte da torcida”, opinião prontamente rebatida pelo nosso amigo Dalmo Carrera, no espírito de ampliar o debate, aliás, a verdadeira intenção do super-tricolor Miguel, alegando que alguns dos motivos para as reclamações, que se diga, são da quase da totalidade da torcida do Bahia, é muito pela falta de qualificação do elenco e de reforços gabaritados, e ainda pontuando os principais problemas do Esquadrão na temporada, que são os causadores de tanta desconfiança.


Veja os pontos abordados por Dalmo:

1 – Observe que você (Miguel Leite) mostra um excelente desempenho do Bahia, mas é você que acusa a necessidade da contratação de 7 jogadores, então, se a performance fosse tão confiável assim, não precisaríamos de tanto, e o mais GRAVE, faltando apenas alguns dias para o início do Campeonato Brasileiro da Série B. Isto assusta, não reclamar seria, no meu entendimento, um desserviço ao clube. Alguns dos motivos para as reclamações, que se diga, são da quase da totalidade da torcida do Bahia (não está restrita o que por você é chamada de corneteiros), podem ser encontrados no seu próprio texto. 


2 – Outro motivo Miguel, é o TRAUMA. Seus dados mostram e revelam um BAHIA FORTE, mas é preciso lembrar que no ano passado, o Tricolor de Aço, ERA MAIS FORTE AINDA, usando as mesmas referências (adversários e competição). Só QUE que não havia CORNETEIROS, apenas os empolgados e entusiasmados com o BAHIA, ostentando o melhor ataque do BRASIL em todas as divisões. Festejamos o trio KLB ou KGB, Kieza, Léo Gamalho e Maxi Biancucchi, não mostramos planilhas, mas festejamos um bocado e no fim só FRACASSOS.

No que deu? NONO lugar, um ponto acima do CRB de Alagoas, numa FRAGILIZADA Série B. Apanhamos de Deus e do Mundo, inclusive, do maior rival que ali, após conquistar aqueles malditos SEIS PONTOS fáceis, foi conduzido para a Série A. A meta que era do torcedor do Bahia, o pior, espancando o Bahia dentro e fora de casa. Aquele mesmo Bahia festejado no início do ano e que fracassou no final, deixou um trauma e preocupação ou não? Não seria mais prudente exigir mais daquele time que entrou na Série B? Não seria mais prudente cobrar agora, que chorar mais tarde?

Seria mais interessante lembrar que o Campeonato Baiano não serve de PARÂMETRO para absolutamente NADA e quando fomos exigidos, perdemos para o Vitória dentro de casa. Não seria mais sensato recordar que ainda que vencendo, não apresentamos em nenhum momento um bom futebol ou qualidade e que, agora, este futebol será preciso? Será que custa caro lembrar que já não teremos Jacuipense e Galícia como adversários no segundo semestre?

Diante disso, será pecado, se reservar e pedi e exigir que os erros não se repitam? Vamos achar e acreditar que está tudo bom? Outra vez?

3 – MEDO. Está claro, bem claro, até para mudo, cego e surdo a total inaptidão da atual gestão do Bahia em contratar jogadores. Quer um exemplo? Temos 2 anos buscando encontrar uma DEFESA, mas sem sucesso. Observe com carinho quantos já foram testados e reprovados. Quantos pangarés foram contratados e mandados embora antes mesmo do final do contrato? 7 ou 8?

Seriam ERROS naturais de avaliação ou será total DESCONHECIMENTO do futebol? Não seria compreensível o observar desconfiado do que vem por aí, já que contratamos tanto e não temos nada? 

4 – Observe outra vez que o Bahia entregou a Copa do Nordeste pela falta de ZAGUEIROS, que a direção mesmo tendo 300 zagueiros atuando pelo Brasil afora, foi INCAPAZ de encontrar UM sequer. Então, diante desta incompetência e da aproximação da Série B, não ficaria preocupado em saber que podemos entrar na competição sem uma dupla de zaga que respeite as tradições do Bahia? E não estou falando de meia não, estou falando do reserva imediato para Hernane, como aconteceu recentemente e não tínhamos ninguém para substituí-lo. Estou ficando apenas naquilo indiscutível, já que pode achar que Zé Roberto é o homem ideal para a função.

5- Vejo lado positivo sim na direção do Bahia, no entanto, ainda o noto essencialmente como um clube de futebol que precisa um bom time, um elenco qualificado, e obter resultados em campos e não temos até então. Só para lembrar: a direção que está em processo de beatificação, acabou de perder a COPA DO NORDESTE dentro de casa para um time mediano (Santa Cruz). Isto não é pouco, perdeu pela falta de ATITUDE, quando pretendeu contratar um zagueiro e não contratou por INCOMPETÊNCIA.

Vale lembrar também que num período de seis meses, fomos eliminados dentro de casa e diante da sua torcida por duas vezes: isto chama-se fracasso no futebol e eu sou torcedor de futebol e não acionista, e se fosse, estaria acabado já que o FIM da Copa do Nordeste custou aos cofres do clube 3 milhões de reais, sem contar o prejuízo moral e o atraso da Série B por mais um ano.

6- Gostaria de enxergar as coisas de forma positiva, claro que sim, mas para isto precisaria ser impulsionado e motivado por uma visão diferente, mas não é isto que acontece, pelo contrário, temos hoje um time INFERIOR ao do ano passado e confesso minha total incapacidade de baixar um decreto-lei estabelecendo dias de ALEGRIA e FÉ, pura e simplesmente por ser torcedor do Bahia e por isto devo perder os brios e me curvar diante dos ditames de quem manda.

Portanto, neste momento, exatamente neste momento, não vejo qualquer PESSIMISMO ou CORNETAGEM dos torcedores do Bahia que, legitimamente reclamam, eles foram VÍTIMAS do mesmo argumento do ano passado e tem o sagrado direito de se recusar a sofrer de novo.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário