Por que reclamamos tanto do Esporte Clube Bahia?

Lá vou eu de novo falar da torcida tricolor, quando leio os comentários dos artigos e textos publicados sobre o Bahia me lembro imediatamente da irracional briga Coxinha x Petralhas, que infelizmente assola o País. Na briga nacional, sinto que os dois lados esquecem o melhor para o Brasil e se apegam à convicções e ideologias para defender seu lado e atacar o adversário, racionalidade zero, paixão a mil. O que interessa é ser contra ou a favor do Governo, o resto é resto.

A briga da Nação Tricolor é mais ou menos por aí. Tem o lado que não consegue ver nada de positivo na atual Diretoria, cada fracasso em campo é um orgasmo para esta galera, que pode inundar a internet com a já famosa cobrança, “cadê o zagueiro e o meia de criação?”, como se jogadores nestas posições estivessem sobrando no cenário nacional, basta ver o miolo da zaga e o meio da seleção brasileira para entender o que estou falando.

Apesar se ser do lado que enxerga as coisas de forma mais positiva, concordo com a galera da corneta que é preciso contratar e muito para a Série B, no mínimo 7 jogadores pela minha conta, sendo 3 ou 4 para descerem do Aeroporto com a camisa de titular, e que nossa Diretoria deveria falar menos e agir mais, inadmissível anunciar que chegariam reforços para a disputa das finais da Lampions, e não chegar ninguém.

Com o fim das semifinais dos campeonatos regionais, resolvi fazer um balanço com os times do País que estão na Libertadores, supostamente os melhores do momento, para ver se nossa performance foi tão ruim como aparenta pelos comentários da nossa torcida. Destaco que tirando o Grêmio que pegou um grupo pesado e formado por times fortes e tradicionais na Libertadores, os demais pegaram adversários sem tradição e com um orçamento bem inferior, ou seja, deveriam passar com certa tranquilidade. Os demais jogos foram disputados pelos regionais, competições nas quais estes times deveriam sobrar, mesmo usando time misto. Atlético/MG e Grêmio ainda disputaram a desmotivada primeira liga.

Para azar da galera da corneta, pelos dados retirados no site www.goal.com, o Bahia é o de melhor performance, mesmo sendo o de menor orçamento. Apesar de saber que nosso futebol não é vistoso, que apresentamos sérios problemas contra times mais qualificados, não dá para negar que os números são bons, o que não justifica tanto pessimismo por parte da nossa torcida.

Como se vê, nesta comparação também não estamos atrás. Sem dúvidas, enfrentamos os adversários mais fracos, porém somos o time de menor orçamento entre estes, e a nossa diferença para nossos adversários é equivalente aos dos demais times desta análise com os adversários que enfrentaram.

Finalizando, não ganhamos nada e temos muito a melhorar, mas nosso desempenho no ano não justifica tanto pessimismo e cornetagem por nossa torcida. BBMP

Miguel Leite, torcedor do Bahia, amigo e parceiro do BLOG. 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário