Caso Victor Ramos: Balanço geral e conclusões

Por tudo que foi escrito e falado na imprensa antes e imediatamente após estourar a irregularidade, a conclusão que chego é a seguinte:

1) O Vitória estava esperando uma permissão especial da FIFA para contratar Vitor Ramos, pois a janela de transferência internacional já tinha se fechado. Isso foi dito pelo próprio time e mais de uma vez na imprensa escrita e falada. Algum torcedor do Vitória nega esse item 1?

2) O tempo era curto para esperar os trâmites normais que seriam: esperar uma autorização formal da FIFA, retorno do jogador ao time do México via TMS (não precisaria o documento voltar, pois seria preciosismo e muita burocracia), transferência ao Vitória via TMS e registro na CBF. Não daria tempo de inscrever para o Campeonato Baiano nem mesmo até o dia 18/03. Algum torcedor do Vitória nega esse item 2?

3) Estoura o caso TufãoGate. Primeira manifestação da FBF é jogar a bola para a CBF. Numa nítida intenção de lavar as mãos. Primeira manifestação do vice foi dizer que existia autorização oficial da FIFA. Algum torcedor do Vitória nega esse item 3? 

4) Conversa de bastidores com o Vitória e repercussão do caso fez a FBF mudar de postura e bancar a regularidade do jogador. Surgiu um ofício, para sanar dúvida sobre transferência nacional ou internacional, supostamente enviado à CBF dia 16/03 , último dia para a inscrição de jogadores vindo de transferência internacional (documento sem protocolo algum de data e horário. É comum a FBF emitir ofícios sem protocolar?). Algum torcedor do Vitória nega esse item 4?

5) Aparece uma resposta ao ofício de forma totalmente informal (#qq coisameliga), via e-mail, datado de 27/03, ou seja, 9 DIAS depois da FBF ter inscrito o jogador. Ou seja, fica claro que a FBF ou inscreveu Vitor Ramos sem consultar a CBF formalmente (já que o documento não é protocolado) ou, pelo menos, sem receber a resposta formalmente. Fica a nítida impressão que tudo foi tratado de forma inconsequente ao estilo jeitinho brasileiro, tipo, “inscreva o jogador que eu faço ser transferência nacional se questionarem”. Aí depois da repercussão correram atrás de formalizar as conversas. Fica também claro que o Vitória só fechou contrato com o Monterey (no dia 16/03) quando teve a certeza que a FBF/CBF bancou a inscrição no Campeonato Baiano, mesmo que de boca. Porém o correto, o legal, a forma competente, seria ter verificado se era realmente competência desses órgãos transformar uma transferência nitidamente internacional em nacional na boca grande (pois nem canetada tinham a princípio). Algum torcedor do Vitória nega esse item 5?

6) A única explicação até aqui para a declaração de transferência nacional se baseia em um documento que não viajou de volta ao México (o que é muito compreensível para desburocratizar o processo) e um procedimento a princípio irregular de não ter feito a transferência no sistema da FIFA conforme reza as normas dessa instituição. A declaração atual é que já não há mais a alegada autorização formal da FIFA. Não irei me surpreender se depois ela aparecer do nada. Ou seja, um procedimento irregular para dá suporte a uma declaração de regularidade. Algum torcedor do Vitória nega esse item 6?

Diante do senso comum (México é fora do Brasil), documentos (BID, contrato encerrado com o Palmeiras, novo contrato com Monterrey, novo contrato com o vice, nessa ordem), das normas que indicam transferência internacional (Normas da CBF e da FIFA) e das respostas tanto do Vitória, da FBF, CBF e TJD virem cheias de controvérsias, tardiamente formais e sem fundamentações alguma (nem um artiguinho de nenhuma norma escrita nas declarações da FBF e CBF), seria muito amadorismo, omissão e covardia do presidente do Bahia, Marcelo Santana, se não entrasse com questionamentos nas instâncias superiores do desporto brasileiro.

Tem que apurar. E tudo indica que uma grande trapalhada, no mínimo, para não ser desconfiado com a honestidade das pessoas, fez o Vitória inscrever um jogador irregular no campeonato baiano e, até, o jogador estar ainda com contrato irregular vigente.

Olival Mata, torcedor do Bahia e colaborador do Blog.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário