BA-VI: Raimundo Mundico x Marcelo Marcelico

Caros amigos, o tempo continua na sua imperiosa caminhada em direção ao infinito. Imagine que ainda estamos em 2015, mas grande parte dos nossos pensamentos já está em 2016. Normal para nós que estamos condicionados ao ritmo da produção, ao ritmo desenfreado do capital. Mas, que hacer ? Estamos aqui para seguir tocando a bola pra frente.

A Mundico o que é de Mundico

A bem da verdade e da honestidade, eu sou um dos 99,9% (Só o Atahualpa, salvo engano, está fora) que não acreditavam que o time seria capaz de conseguir o acesso com o nosso, já folclórico, Vovô Mundico. Neste momento, parece ser profundamente relevante fazer um mea culpa, analisar sua estratégia, seu estilo, seus erros e projetar o clube sob sua gestão em 2016.

Acho que como virtudes de sua gestão podemos salientar seu estilo comedido, sua participação e proximidade dos jogadores e da comissão técnica, sua habilidade em se cercar de profissionais competentes que o ajudaram a contratar bem e dispensar bem, construindo uma equipe capaz de lograr o objetivo. E acima de tudo, o fato de não ter vendido ilusões. Ele encontrou uma terra arrasada e entregou o resultado que era pretendido. É possível até mencionar a sorte, o goleiro (essa foi pra você, PF ! rss), o sufoco e um acesso nada tranquilo. Mas, para sermos justos e plagiando nossa Ritinha (nossa viu Litico ?? tire sua barbatana daí, pai !! kkkkkk), ele pegou o time na lama e entregou na cama. Se alguém neste planeta tiver alguma ressalva com relação a isto, eu vou ( como diria o outro) pra Sibéria (#partiuSiberia !) rsss.

Por outro lado, e seguindo uma postura pragmática e comedida, não se imagina que o Vitória está no céu. Ora, sair do inferno da série B era obrigação (para ambos !), no entanto isto não nos garante um passaporte para o paraíso. Agora são outros 500 (oia !), será necessário fazer muito mais para se manter na série A.

Como é impossível adivinhar o futuro, a análise de fatores subliminares e a coerência de atitudes são os únicos indicadores que podem alicerçar as esperanças com vistas ao ano vindouro. Até este momento, bons sinais são ouvidos da direção do clube e do treinador. Desta forma, trilha-se, até o momento, o caminho certo. Para quem estava velho e desatualizado, o nosso Vovô Mundico deu uma lição em todos nós e, neste momento, deve receber os merecidos aplausos. Alia-se ao já exposto todos os títulos logrados pela divisão de base (até o ex-Presida do Bahia disse que o Vitoria está dominando tudo ! alguem contesta ?). Se ele foi carregado em triunfo pelos seus comandados (profissionais e juniores) imagina-se que alguma razão houve.

Faz-se necessário acrescentar que o Vitória retorna à sua saga de turbulência política. Num momento em que as forças deveriam fazer concessões e comprometerem-se com um projeto de futuro para o clube, os Doutores da razão preferem manobras e conflitos. Esta situação (alongo a análise para o Bahia) tem sido um fator preponderante do atraso do nosso futebol. Neste caminho, seguiremos sempre a sacolavancos.

A curva de aprendizado de Marcelico

Seria chover no molhado enumerar os erros cometidos pelo Presida tricolor no ano de 2015. Tanto na condução da parte futebolística do clube, quanto nas atrapalhadas intervenções ou pronunciamentos que fez perante a imprensa. A partir de agora, eles servem somente para ajudar a construir a curva de aprendizado do gestor. Óbvio que seria ideal aprender sem sofrer. Porém, com o leite derramado é melhor olhar pra frente e observar (reivindicar, na verdade !) que os mesmos erros não sejam cometidos.

Como já comentado, as informações vindas da direção do tricolor não são alvissareiras. Porém, até o momento elas são somente palavras e como diria o Vice Presidente da República: 
”Verba volant”, ou sejam as palavras voam. Na realidade, e ainda por não ter treinador definido, a estrategia do Bahia para 2016 não parece definida. Imagina-se que a principal dúvida que habita na cabeça dos tricolores hoje é esta: Será que o Presida aprendeu com os erros ?

Para alguém inexperiente na função (muita carga teórica e nenhuma pratica !) talvez fosse demais exigir resultados expressivos no primeiro ano. Desta forma, quem colocou muitas fichas no desempenho do noviço rebelde, talvez tenha embarcado na sua propaganda eleitoral que prometia um céu colorido para a torcida. Óbvio que o torcedor não quer saber de mais nenhum palanfrório vindo do debutante. Agora o papo é outro, um ano de experiencia se passou e agora chegou a hora do tudo ou nada. Ou ele diz se consegue liderar e conseguir resultados ou é melhor pedir o boné. Para tanto, terá que se cercar se pessoas mais competentes, entender que, no futebol, não adianta gerir somente com os frios números, é preciso paixão.

Além disto, e com todo respeito às vozes divergentes, um grupo caro de jogadores vir a público defender o trabalho de um presidente que nitidamente cometeu erros, foi mais um erro. Num momento difícil como este é melhor vestir as sandálias da humildade e admitir publicamente que errou, onde errou e que precisa mudar. Assim fazem os grandes comandantes. Desta foram, é importante que ele deixe o claustro intelectual que parece estar enfurnado e tente absorver aqueles preciosos conselhos que nos levam a refletir e melhorar. Marcelico precisar ter a convicção que é o Comandante (sera que é ?) e deixar pra trás o papel de garoto propaganda. É um erro (aliás massivamente cometido por aquele Partido, hoje, folclórico !) querer manter o discurso de campanha quando já se está no poder. Você pode ludibriar as pessoas por algum tempo, mas é inexorável que a casa acaba caindo.

Neste momento de calmaria e nevoeiro, existem somente conjecturas e um desejo irrefreável de entender e antecipar a realidade. Mas, sinto muito, não temos certezas. De qualquer forma, temos que admitir, alguns tem mais competência para enxergar no escuro que outros.

Saudações do Leão da Barra, a Bahia na elite (oia) e no interior (zzzz)… já o vice

Filba – Torcedor do Vitória e amigo do BLOG 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário