O Esporte Clube Bahia e o partido dos trabalhadores – PT

Depois de sucessivos insucessos, sendo rebaixado para a segunda divisão pela primeira vez no ano de 1998, voltando à primeira divisão no ano de 2000 pelo tapetão e retornando à série B em 2003 após sofrer uma goleada história (7×0) em plena fonte nova pelo Cruzeiro, o Bahia encontraria o fundo do poço no dia 10 de setembro de 2005 quando, ao perder para o Paulista, é rebaixado para terceira divisão nacional dando início à pior fase de sua história.

A história de fracassos do Bahia se confunde com a chamada era marcelo-marcelinho, pai e filho que assumiram a presidência do maior clube do norte-nordeste por mais de uma década, deixando o clube, através da justiça, em 2013. Em 2014, de forma pioneira, o clube escolheu DEMOCRATICAMENTE seu presidente, ironicamente também chamado Marcelo.

Nesse novo Bahia, democrático e moderno, muita coisa mudou. A relação com os torcedores é mais próxima, a prestação de contas do clube está mais transparente, as dívidas estão sendo paulatinamente pagas e a esperança de ver o Esquadrão grande outra vez tem retornado aos poucos.

Hoje, 9 de Setembro de 2015, o Bahia está na segunda divisão, na terceira colocação do campeonato (apenas os quatro primeiros se classificam para a primeira divisão) e não vem demonstrando a mesma qualidade do primeiro semestre, quando se sagrou bicampeão baiano e foi segundo colocado no campeonato do nordeste (vice é coisa do rival). O momento vivido tem gerado muitas críticas ao elenco, ao técnico e, veja, ao presidente eleito, Marcelo Sant’ana

Não pretendo fazer o advogado de ninguém, mas hoje ao ouvir alguém dizer que se Marcelo Guimarães (marcelinho) ainda fosse presidente do Bahia esse técnico já tinha caído há muito tempo e o time não estaria nessa situação, não pude deixar, quase que automaticamente, de traçar um paralelo com a perseguição política diuturna que o PT tem sofrido nos últimos meses.

Oxe, que maluquice é essa? kkkk

Pois bem, quando assumiu a presidência em 2003 o então presidente Lula recebeu um país, assim como o Bahia pré-democracia, em frangalhos. Inflação alta, dólar batendo recordes, números sociais sofríveis, dívida com o FMI quase impagável e o pobre cada dia mais pobre. Ao longo desses últimos 12 anos de Governo do PT o que vemos é um país com uma economia consolidada (passou da 12ᵃ economia mundial para 7ᵃ), evoluindo em todos os índices sociais e outras tantas melhorias que tornariam o texto ainda maior.

Forçando um pouco mais esse paralelo, rsrs, assim como o Brasil acertou ao colocar o PT no poder há doze anos atrás, o Bahia também o fez ao eleger Marcelo Sant’ana seu presidente. É claro que surgirão obstáculos o tempo todo, muitos erros ocorrerão, mas é preciso confiar, é necessário que se jogue junto. Todos só têm a ganhar fazendo dessa forma. Deslegitimar um presidente eleito democraticamente por percalços muito menores aos ocorridos no passado é o princípio do fim. É preciso olhar para frente, mas é demasiado importante olhar para trás também, a fim de que o passado tenebroso não nos alcance.

Saudações Tricolores”

Heli Jones – Amigo do BLOG e torcedor do Bahia 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário