O Bahia na virada do primeiro do turno da Série B

Venho acompanhando parte da torcida e da mídia, inclusive “aqueles” que já conhecemos, comentando, de forma diferenciada, a posição na Tabela de Classificação dos nossos representantes na Série B, após essa 16ª rodada. 

Ao EC Bahia, simplesmente, colocaram como obrigação ter vencido, que o ataque continua perdendo muitos gols, que o adversário era muito fraco e etc…. Até entendo, que não poderia ser diferente, o triunfo junto ao ABC, face a pressão por conta da pontuação (ainda que, até antes do jogo, não fazia parte da maldita Zona). Mas jogo é jogo e, vale lembrar que o próprio vice venceu dentro do Aterro (2×0 com as calças na mão), com arbitragem equivocada, anulando um gool legítimo (Caíque) do ABC que perdeu inclusive um pênalti. Fora que qdo o vice saiu pra pegar o Boa que estava no Z4, não venceu. 

No “tratamento” dado ao vice, simplesmente, enaltecem a vice-liderança, diferente de analisarem que o time ainda não ganhou um padrão, vem jogando mal, nas 03 últimas partidas frente aos concorrentes diretos (Náutico, Macaé e America MG, sendo os dois últimos jogos em casa) ganhou apenas 2 pontos, no sábado, escapou de levar uma goleada (olha que o America estava desfalcado de Mancini e o jovem Richarlisson), o técnico já começa a fazer “panelinha” (muito peculiar…) e etc…

Estamos nas últimas rodadas do “1º turno” já próximo da “virada” para início do returno (última volta), numa competição de lá (fora) e cá (casa). Abaixo, segue um resumo das 06 próximas rodadas, que penso será de fundamental importância o equilíbrio tanto técnico, bem como emocional às pretensões de “subida”. Nesse resumo, consideramos apenas os 07 atuais melhores posicionados.

POS/TIME 17ª ROD – 18ª ROD – 19ª ROD – 20ª ROD – 21ª ROD – 22ª ROD CASA (C) / FORA (F) 

1º/BOTAF SAN (F) – ABC (C) – AME (F) – PAI (C) – CRB (F) – ATL (C) 03 / 03

2º/VICE CEA (F) – LUV (F) – SAN (C) – SAM (F) – OES (C) – BRA (F) 02 / 04

3º/BAHIA BOA (C) – NAU (C) – ATL (F) – AME (C) – MOG (F) – CRB (C) 04 / 02

4º/AMÉRI PAR (C) – CEA (F) – BOT (C) – BAH (F) – LUV (C) – SAN (F) 03 / 03

5º/NAUTI CRB (F) – BAH (F) – BRA (C) – LUV (F) – BOA (C) – CRI (F) 02 / 04

6º/PAISAN LUV (F) – CRI (F) – OES (C) – BOT (F) – BRA (C) – CEA (F) 02 / 04

7º/SAMPAI BRA (C) – CRB (C) – PAR (F) – VIT (C) – MAC (F) – MOG (C) 04 / 02

Vejam que dos quatro times habitantes do G4, apenas o Bahia jogará 04 partidas dentro de casa. Entre os 7 primeiros, apenas o Sampaio que encontra-se em 7º lugar (25 pts), terá os 04 jogos no seu mando. Outro ponto importante, é que o Naútico e America MG (concorrentes diretos) pegam o Bahia aqui na Fonte, onde temos uma das melhores campanhas como mandante.

Enfim, essa amostragem de 06 próximas rodadas pode não valer de nada, para uma competição que finaliza na 38ª rodada, mas até por conta de uma “virada” de turno (50% dos jogos), os fatores técnico, físico, motivacional…serão de suma importância nessa fase de afunilamento, literalmente, separando o “joio” do “trigo”.

Flávio – Torcedor do Bahia e amigo do BLOG

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário