Seria Sérgio Soares um treinador “pé frio”?

O Bahia vive um drama velado. Da eliminação na Copa do Brasil a queda de rendimento na Série B, tudo pode virar de cabeça para baixo com mais um tropeço, se é que não já virou. Por mais que eu queira ir de encontro com a verdade e não concorde com mudanças nesse momento do campeonato, é visível que o técnico Sérgio Soares perdeu o comando do grupo e sua demissão pode ser mais uma no natural processo de troca de clico que está inserido no futebol brasileiro. 

Soares não é o principal culpado, mas tem sua parcela de culpa. A verdade é que o treinador não consegue mais extrair o bom futebol que o time vinha apresentando no início da temporada, a cada rodada é uma escalação diferente. Perdemos a identidade. Porém, não acho que uma troca de comando seria benéfica. Até porque não acredito em duendes, papai noel e treinador mágico. Talvez até mudasse um pouco o ambiente que parece estar meio desgastado e trouxesse uma motivação extra. Mas depois tudo voltaria a andar dentro da normalidade. Não presenciamos, nem vivemos o dia-a-dia e por isso não temos a ideia do que é um ambiente de grupo de futebol, com ego, treino, pressão, mídia, cobrança por resultados à curto prazo, interesses dos empresários, etc. Não é o BBB, mas o desgaste é muito forte. 

Já elogiei bastante Sérgio Soares, e ainda o considero um bom treinador, mas não seria ele um “pé frio”? Vejamos: Em 2013, sob o comando do Ceará, ficou em 5º na Segundona, e por 1 ponto não garantiu o acesso à Primeira Divisão. Em 2014, ganhou o campeonato cearense e chegou a final do Nordestão sendo derrotado pelo Sport. Foi demitido na metade da Série B após os maus resultados. Com o Bahia, um título baiano e mais um vice-campeonato do nordeste, justamente contra seu ex-clube. Prefiro acreditar que as semelhanças sejam meras coincidências, mas é inevitável que se não houver uma mudança radical na atitude do grupo, o professor repetirá o feito e confirmará a fama de pé frio. Acorda, Bahêa!

Fellipe Costa  

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário