E.C Bahia: Quando ser o vice é motivo de alegria

No Rio, há anos a torcida do Flamengo chama o Vasco da Gama de vice, não importando se, no momento da gozação, o clube de São Januário é vice ou não. Tudo começou em 1979, quando o Flamengo chegou a três títulos seguidos em cima do Vasco e um flamenguista descobriu duas curiosidades sobre o nome do arquirrival.

A primeira é que Vasco da Gama era o navegante português que foi o vice-rei das Índias. A segunda é que um vice-rei de Portugal no Brasil também era Vasco – mas não era da Gama. Com esses dois fatos históricos, a piada estava pronta. “O Vasco da Gama é vice há 500 anos”.

Na Bahia, os torcedores do Bahia plagiaram a gozação dos flamenguistas e passaram a chamar de vice o arquirrival Vitória, não importando se este era ou não vice. Já os torcedores, em revide, chamam o Bahia de Jahia (porque eles só falam do que o time já foi – e se já foi, Jahia). Mas a gozação maior sobre o Bahia é chamá-lo de Sardinha.

Este apelido foi colocado pelo técnico Joel Santana, que treinou o clube quatro vezes (portanto, conhecia bem o clube e sabia do que estava falando).

Joel estava desempregado e, um dia, participando do programa “Bem, Amigos”, no SporTV, foi perguntado se iria treinar o Bahia, que estava sem treinador.

– Não – ele renegou de primeira. – Eu quero [treinar] é peixe grande, Sardinha não, Sardinha não.

Com isso, a torcida do Vitória ganhou, sem qualquer esforço, um motivo para fazer a gozação contra o rival. Tanto é que, depois disso, toda vez que um time vence o Bahia, já há uma piada pronta.

Exemplos: quando o Santos vence o Bahia, diz-se que o Peixe comeu a Sardinha. Quando é Flamengo, fala-se que o Urubu engoliu a Sardinha. O Galo come a Sardinha, a Raposa come a Sardinha, o Porco come a Sardinha, o Gavião come a Sardinha.

No último sábado foi o Tigre, em Criciúma, que comeu a Sardinha. Antes, o Leão da Barra é que havia comido a Sardinha em quatro mordidas, placar (4×1) que fez lembrar as goleadas de 5a1 e 7a3, verdadeiras promoções de Sardinhas ocorridas em 2013. 

Nesta quarta-feira quem papou a Sardinha foi o Papão (Paysandu), eliminando da Copa do Brasil aquele que é o atual vice-campeão da Copa do Nordeste, o Bahia. 

Como consolo, com o avanço do Ceará na Copa do Brasil, a vaga do campeão do Nordeste na Copa Sul-Americana passou a ser do atual VICE nordestino, que é o Bahia. 

Embora eles nos chamem de vices (e nós não somos), bem que queríamos ser, para ter direito a essa vaga que agora é deles. Vaga que assumem porque conquistaram, com méritos, o vice-campeonato. 

O Bahia prova, assim, que ser o vice é bom. Por isso, não posso deixar de parabenizar o rival pelo vice-campeonato, que agora lhe outorga essa vaga na Sul-Americana. Vice?


(marcelocronista@gmail.com)

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário