A Copa do Nordeste não precisa do Flamengo!

A Copa do Nordeste retomou sua identidade, uma parte perdida pelo caráter sazonal da disputa e, desde então, vem sendo desejo de outros clubes. Mais uma vez surge a história do Flamengo disputar o torneio, desde 2013 venho ouvindo o boato, e sempre tive a vontade de me pronunciar sobre o caso. O Nordestão não precisa do Flamengo para ter visibilidade, ganharia mais repercussão, rendas e cotas maiores por ser o clube de mais torcida no país, é verdade, mas isso é fora da realidade.  

A verdade é que disputar a Copa do Nordeste é um sonho antigo do clube carioca, principalmente após “ressurreição” e valorização da competição que, além do aumento da premiação, atrai um bom número de torcedores ao estádio, ou seja, do ponto de vista econômico seria excelente. Após o rompimento com a Ferj, o desejo aumentou. Seus dirigentes não negam e já declararam que estudam a possibilidade para 2016.   

Em 2016, Náutico e Vitória ficarão de fora por terem ido mal nos seus respectivos estaduais. Seria justo o Flamengo disputar à convite deixando outro clube da região de fora? Seria injusto, um absurdo e contra o que diz o Estatuto do Torcedor. A Copa do Nordeste tem o objetivo de dar força aos times locais que possuem o poder econômico inferior aos times do eixo Sul/Sudeste. 

   

Para ter uma ideia, o Ceará, atual campeão, recebeu apenas de cotas e premiação por 12 jogos, sem contar as rendas, o mesmo valor que recebe pelos 38 jogos da Série B. O presidente da Liga do Nordeste, Alexi Portela já declarou que não há chance de algum time de fora da região participar da competição. Assim, qualquer tentativa da entrada do Flamengo ou de qualquer outro clube no mais importante torneio regional do país é improcedente e sem sentido.

Fellipe Costa

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário