Bahia x Vitória: Casa própria ou morar de aluguel?

O amigo tricolor Dinensen, sempre com abordagens polêmicas e dentro da sua linha de ferrenho torcedor do Bahia, em um comentário, ontem à tarde, questiona e ao mesmo tempo faz uma opção: É preferível morar aluguel em área nobre pagando aluguel ou em outra área, não tão nobre assim, na condição do proprietário? Claro que se refere aos clubes Bahia e Vitória e à Arena Fonte Nova e ao Estádio do Barradão, respectivos mando de campo dos clubes rivais. Mas não só faz uma opção, como mostra com números as vantagens do Bahia.

Cansei da insanidade dos torcedores do Vitória da Bahia, quando se trata do tema “Minha Casa, Minha Vida”. Há anos, os torcedores do Time do Futuro alegam ter vantagem financeira de bilheteria sobre o Bahia, porque, apesar de este arrecadar mais nas bilheterias, ele tem de contentar-se com pouco no final porque mora de aluguel.

Os torcedores que nunca tiveram um título de expressão não sabem ou esquecem-se de que festa em casa própria não implica que a receita supere os gastos ( ou será que eles acham que festa de aniversário em casa própria o custo é zero?) e de que em festa onde se pague aluguel a receita pode superar os custos.

E foi isso que aconteceu com ECB em 2011. Tomei apenas esse ano como referência e o campeonato baiano, porque fiquei com preguiça de calcular para outros anos, além disso depois que o Bahia assinou com a Arena a comparação deixou de ser possível porque a bilheteria não é mais do Bahia. Minha fonte de dados são os borderôs da FBF.

Em 2011, o Vitória da Bahia arrecadou bruto na bilheteria 1021000 e recebeu líquido 364000, como ele é o dono do campo, acrescentei a este valor líquido os 10% da receita bruta que constam como valor pago pelo aluguel do campo, daí que o valor líquido do Vitória da Bahia passou a ser 466000. Este foi o dinheiro da bilheteria dos jogos em casa própria que foi para o bolso do Time do Futuro para ele pagar suas despesas diretas e para investir. Ou seja, ele ficou com algo em torno de 45% do que foi arrecadado.

Em 2011, o Primeiro Campeão Brasileiro e morador de área e casa nobres arrecadou bruto na bilheteria 1500000 e recebeu líquido o valor de 700000. Este foi o dinheiro da bilheteria dos jogos em imóvel alugado que foi para o bolso do Bahia para ele pagar suas despesas diretas e para investir. Ou seja, o Bahia, apesar de não ser o dono da casa, ficou com valor aproximado de 47% do que foi arrecadado.

Mas há um detalhe que não deve ser esquecido e que pode ampliar a desvantagem do Vitória da Bahia. Do valor líquido que pôs no bolso, uma quantia deve ser reservada – ou deveria ser reservada se o Clube for profissional e tiver uma administração de fazer inveja aos ingleses, conforme circula nos quatro cantos da cidade – para a conservação e restauração do imóvel, ou seja, dos 460 mil, o Vitória tem de destinar uma parte para esta despesa; o Bahia, não.

Senhores torcedores do Time do Futuro, casa própria não é sinônimo de redução de despesa, pode acontecer o contrário, basta lembrar que os locatários podem ser isentos de fazer a restauração nos imóveis que alugam e podem ser isentos do IPTU.

Eu continuo preferindo morar de aluguel em área nobre, sobretudo quando isso é até financeiramente mais vantajoso.

Dinensen

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário