Contrato de PPP impediria o Bahia de jogar em Pituaçu

Apesar do presidente Marcelo Sant’Ana ter anunciado oficialmente que o clube mandaria seus jogos no Estádio de Pituaçu, surpreendendo a todos e inclusive o Consórcio que administra a Fonte Nova, a conturbada “novela” envolvendo Bahia e Arena pode ter novos capítulos e, quem sabe, outro desfecho.

Talvez como forma de agilizar a negociação e jogar o Consórcio contra a parede, já que sem os jogos na Arena o estádio viraria um verdadeiro elefante branco, ficaria escanteado, largado às traças, o Bahia pode ter um problema, o acordo firmado em 2010, entre Fonte Nova e Governo do Estado, que dificultaria o retorno do Esquadrão para Pituaçu.

A cláusula 12.3 do contrato de Parceria Público Privado (PPP) assinada entre o consórcio e o Governo da Bahia diz que “O Poder Cedente não permitirá a realização de jogos oficiais de futebol no Estádio de Pituaçu, salvo indisponibilidade justificada da Arena para a realização do respectivo evento.” Sendo assim, se a cláusula for acionada, o Tricolor teria que mandar seus jogos longe de Salvador. 

Confira abaixo o que diz a cláusula:


“O Poder Concedente, ciente que a maximização da realização de eventos, notadamente jogos de futebol, no Estádio da Fonte Nova é fundamental para viabilidade econômica de sua operação, compromete-se a envidar seus melhores esforços para que as partidas de futebol oficiais dos maiores clubes do Estado da Bahia, notadamente Esporte Clube Bahia e Esporte Clube Vitória sejam realizadas no Estádio da Fonte Nova. Para dar efetividade a essa Cláusula, fica desde já estabelecido que o Poder Cedente não permitirá a realização de jogos oficiais de futebol no Estádio de Pituaçu, salvo indisponibilidade justificada da Arena para a realização do respectivo evento.”


A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), garantiu que não ainda não foi procurada pelo Bahia e vai emitir uma nota oficial sobre esta situação na terça-feira.


Em nota emitida para a imprensa, a Fonte Nova Negócios e participações (FNP), disse que “foi surpreendida pela posição da diretoria do Esporte Clube Bahia em declarar publicamente que não jogará mais na Arena. Isso porque, na última sexta-feira 27/3, ficou acordado mais uma rodada de negociações, após ambos terem apresentado propostas.”


Ainda na nota, a FNP diz estar à disposição de manter o diálogo para chegarem a um acordo que seja bom para ambas as partes.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário