Título baiano e zero é a mesma coisa

Ganhar título baiano é bom somente pelo aspecto particular da cultura baiana, mas não significa absolutamente nada para nossos rivais nas disputas em que Bahia e Vitória estarão representando o futebol do estado da Bahia. A embriaguez do título baiano por isso não pode continuar a despeito do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil  se aproximarem. O Bahia tem um jogo amanhã muito importante para suas pretensões no torneio e o Vitória terá na quinta outro jogo decisivo também.

Penso que já mostrei aqui como pode ser ilusória a conquista de um título. Assisti isso várias vezes com clubes que ganharam a Libertadores e no ano seguinte sofreram para permanecer na série “A”. O Bahia, principalmente, não pode se acomodar e deve ir buscar seu camisa 10, enquanto o Vitória está se reforçando na sua zaga e ataque. Hoje, quem entrar focado nas duas competições pode dar à sua torcida um final de ano maravilhoso e colocar a Bahia no lugar que merece entre os melhores clubes do Brasil.

Bahia e Vitória parecem ter mais maturidade para encarar hoje o campeonato de pontos corridos. Com elencos mais fortes, Bahia e Vitória já não entram no campeonato com improvisações nos setores de seus times; não deixam jogadores vindo do júnior assumirem uma responsabilidades em demasia. Aliás, é bom questionar o nosso Talisca para o seu excesso de individualismo em alguns momentos. No segundo-tempo de jogo no BaxVi perdeu ótimas oportunidades de contra-ataque por puro preciosismo, assim como Pará pode também reforçar seu lado psicológico com total concentração durante o jogo todo. Talisca, ás vezes, parece desconcentrado também no segundo-tempo.

A embriaguez do título baiano deve ainda no próximo jogo amanhã do Bahia ser um obstáculo. Mas, tenho certeza, que esse elenco do Bahia e do Vitória podem fazer melhor que no campeonato baiano. O Bahia nesse momento parece ter as peças mais ajustadas e certas para fazer uma melhor campanha, contudo o Vitória irá buscar mais peças para compor seu elenco. Não somos tão respeitado fora da Bahia e esse estigma deve ser ultrapassado em breve com o espírito de profissionalismo que os dois clubes estão empreendendo. 

PS.: Foi comentado a nota elogiosa que o dirigente do Bahia, Valton Pessoa, sobre a organização administrativa do Vitória atribuída ao presidente Carlos Falcão. Muito bom para o futebol esse clima amistoso.

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário