Título baiano e zero é a mesma coisa, PRA QUEM PERDE!


Acompanhei atentamente o choro dos simpatizantes rubronegros aqui no blog. Alguns me fizeram rir muito, outros nem tanto. Mas o texto “Título baiano e zero é a mesma coisa” foi de uma infelicidade e desrespeito ao nosso futebol, absurdo. Primeiro que o autor escreve pra um site chamado FutebolBahiano.com e vem aqui desmoralizar o Campeonato Baiano. Como assim não vale nada? Li ainda, nos comentários, alguém falando que os times do interior não representam nada. Estranho, isso. Afinal, nos últimos 4 anos, o Bahia de Feira possui o mesmo número de títulos que o provável time do autor do texto-chororô. 


O Campeonato Baiano envolve muito mais que o título. O Baianão mobiliza uma série de profissionais, cronistas, dirigentes, jogadores, times do interior, revelação de novos jogadores, premiações, a graninha do Dalmo, motiva blogs, sites especializados, estrutura, milhões de reais envolvidos, a Torcida do Bahia, os torcedores dos outros times, Torcedor Oficial do Bahia, Sou Mais Vice, bilheteria, Arena Fonte Nova lotada, 4 clássicos, times do interior fazendo grandes campanhas…

Na verdade o Baianão é muito mais importante que a Copa do Nordeste, competição sem muita tradição, que antes chegou a ser disputado com times das divisões de base do Bahia e hoje inicia como uma espécie de pré-temporada para o Campeonato Baiano. Aliás, a Copa do Nordeste é tão desmoralizada, desorganizada e sem importância, que o campeão do ano passado nem disputou o Bi Campeonato, esse ano. Até a Rede Globo, pra “dar uma forcinha” ao torneio, tentou empurrar o Flamengo, do Rio de Janeiro, na competição.

Então, amigo, mais respeito ao Campeonato Baiano. Daqui, desse campeonato que você diz valer o mesmo que zero, surgiram grandes times para o cenário nacional. Como os Campeões Brasileiros de 1959 e 1988, o Vice Campeão de 1994 e o Vice Campeão da Copa do Brasil de 2010. Essas bobagens, que às vezes temos de ler, desqualificam o nosso campeonato e apequenam os nossos times no cenário nacional. Como se já não bastassem os caras do sul-sudeste esculhambando os times da Bahia, vide o caso do “volta pra merda do vitória”, ainda temos de ver textos como esse num site baiano. Triste demais. Uma reles tentativa, patética, de desqualificar o triunfo do adversário pela incapacidade de superá-lo.

VÁ CHORAR NO PÉ DO CABOCLO


Assisto futebol todos os dias. E, sinceramente, tirando os dois adversários iniciais da dupla Bavi, não vi time nenhum muito superior aos times locais. O campeonato paulista, do sudeste maravilha, foi vencido pelo Ituano, em cima do Santos, São Paulo, Corinthians… O Vasco, série b, foi roubado no Rio para darem o 33º ao Flamengo. No Paraná, nem Paraná, nem Coritiba, nem Furacão fizeram frente ao “forte” Maringá. Então, se os nossos times precisam se reforçar, e estão fazendo, todos os outros também precisam, a exceção do Inter que humilhou o Grêmio e o Cruzeiro, que apesar de ganhar com a ajuda do juiz ainda é um grande time.

TÍTULO BAIANO E ZERO É A MESMA COISA, PRA QUEM PERDE. Aí tenho de concordar com você. Para nós, Tricolores, estaremos sempre prontos a comemorar mais um título de glória. E se realmente não vale nada pra você, coitado de quem só conseguiu conquistar 27 títulos de nada e 5 torneios com menos importância ainda, como a Copa do Nordeste. Infelizmente, porque sempre achei que a dupla Bavi deveria dar mais importância a essa competição.

Enfim, BORA BAÊA MINHA PORRA! Se não vale nada… vale mais uma Troféu. Vale mais um ano de gozação. Vale o respaldo de “trocar faixas” no jogo de estreia com o Cruzeiro. Vale um fôlego extra para a venda de pay-per-view do Brasileirão. Vale o salário de milhares de profissionais. Vale a festa nas arquibancadas. Vale continuar chamando o rival de VICE pela 27ª vez. Vale ler textos-chororôs. Vale rir de quem perdeu. Vale até o churrasquinho na saída de PituAço. Vale a festa da maior Torcida do Norte-Nordeste. Vale mais UM TÍTULO BAIANO para a felicidade do FUTEBOLBAHIANO.COM. E, é claro, vale mais uma vez recitar a poesia baiana: rá rá rá rá rá rá rá o Lepo Lepo…

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário