O complexo de “Poddle” rubro-negro

Quanta bobagem na ultima semana desde o BaxVi até agora. Como vocês testemunharam o Bahia deu um show de bola no primeiro BaxVi decisivo, era lógico então que o entusiasmo da torcida levasse a nação a procurar ingressos. Todavia, criaram um festival de pedantismo e um clima de desamor a esse esporte que amamos como se o Bahia e o Vitória fossem dois inimigos. O que assistimos encontra paralelo só na infâmia do futebol com essa visão elitista ou na faixa de Gaza que existe no Barradão onde os rubro-negros parecem negar toda a tradição do futebol baiano de espontânea convivência dos bares da Fonte Nova até o seu entorno.

Ingressos caros, estacionamentos precários e toda uma cultura simbólica de violência associada a dirigentes acostumados a jogar golfe em clubes elitistas tal qual o rubro-negro baiano do ultimo fim de semana quer se afirmar. Esse tipo de cultura de segregação, violência e impostura começou no Barradão, onde a torcida visitante fica enjaulada numa posição vulnerável. A sensação é a pior possível. Nos BaxVis ali realizados  pedras são jogadas do lado de fora do estádio para dentro da torcida visitante, e sem vias alternativas e grades de ferro por todos os lados a torcida fica espremida. Completamente ultrapassado os conceitos dos dirigentes do Vitória para a convivência amistosa que as torcidas de Bahia e Vitoria sempre tiveram.

Vejo que esse jogo de amanhã tem tudo para vir à tona a velha “vitimização”rubro-negra de time pequeno, de time que foi “roubado”, que o governo do Estado e a imprensa “são do Bahia” e etc. Inclusive temo que o trabalho pioneiro dos jovens rubro-negros levados do Bahia por Newton Mota, conceitos de time que pensa grande, possam estar em xeque devido a esse “complexo de poddle” do rubro-negro baiano. O Vitória que aprendeu com o Bahia a revelar jogadores não pode se apequenar para inviabilizar uma festa em que também é protagonista, mesmo que nesse momento tenha perdido a vantagem para a final. Deixem a torcida à vontade para torcer! O mais certo a fazer, dirigentes rubro-negros, é vocês pedirem perdão à torcida do Bahia.

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário