Arena Fonte Nova faz primeiro aniversário

Um dia após o primeiro jogo da decisão do Campeonato Baiano de 2014 a Arena Fonte Nova completa seu primeiro ano de vida. Nesses 364 dias de vida a Arena já abrigou 3 jogos da Copa das Confederações recebendo 119.025 torcedores (os dados financeiros não foram disponibilizados, até porque é de total controle da FIFA), e outros 39 jogos do Bahia e do Vitória somando 604.924 torcedores registrados nos borderôs (média de 15.511 por partida). 


A receita bruta de bilheteria nesses 39 jogos chegou a 18.209.384 reais, e a líquida 4.855.747. Não estão contabilizados nesses números o quanto a Arena pagou para os clubes jogarem lá, da mesma forma que não temos acesso às outras receitas de jogo, como vendas de bar, estacionamento e marketing. 


Além das partidas de futebol, a Arena literalmente foi palco de dois grandes shows, um com a cantora Ivete Sangalo, e outro com o internacional Elton John. Foi local também de festas eletrônicas com renomados DJ’s e alguns eventos particulares como formaturas, feiras, congressos, aniversários entre outros. 


Das partidas realizadas na Nova Fonte o Bahia, que tem oficialmente a arena como mando de campo, foi o que realizou mais jogos totalizando 33. Ao todo os jogos do tricolor levou oficialmente 495.732 torcedores à arena, com renda bruta de 14.8 mi, e renda liquida de 3.6 mi. Em média foram 15 mil torcedores para 110 mil reais de resultado liquido. Apesar desse resultado operacional de 3.6 mi, o Bahia já recebeu da arena mais de 11 milhões de acordo com o contrato divulgado pela imprensa. 


Nesses 33 jogos o Bahia saiu vencedor em 14, empatou 11 e perdeu 8 (53.5% de pontos conquistados). Marcou 37 gols e sofreu 34. A única goleada a favor foi o 3 a 0 em cima do Flamengo, no entanto sofreu duas grandes goleadas do rival, a primeira por 5 a 1 em plena inauguração da Arena, e a segunda de 7 a 3 em plena final de campeonato. 


O Vitória só negociou até hoje mandar 5 jogos na Arena. Ao todo levou 99.957 torcedores (média de 20 mil por partida), arrecadando bruto 3 milhões, e liquido 1.2 mi (média de 240 mil por jogo). Como mandante o Vitória está invicto na Fonte com 2 vitórias e 3 empates (aproveitamento de 60%). Marcou 7 gols e sofreu 5.  

O outro clube que mandou uma partida na Arena foi o Botafogo – BA, enfrentando e vencendo o Vitória, sendo o único que tem 100% de aproveitamento no estádio como mandante.  

A Arena tinha em projeto a intensão de cobrar um ticket médio de 49 reais, e até começou tentando com o ticket da inauguração de 52.4 reais por torcedor pagante. No entanto a demanda não correspondia e uma sequencia de reduções foi aplicada com o ticket médio chegando a ficar abaixo de 15 reais (no final do Brasileirão quando o ingresso foi posto a venda por até 10 reais). 

Atualmente (2014) o ticket médio está em 25 reais, mas nem assim o público está prestigiando os jogos, afinal a presença média não passou de 9 mil pagantes nesse primeiro trimestre do ano. 

O jogo deste domingo será o sétimo clássico da Arena. Até então foram 3 vitórias para o Rubro-Negro, 1 empate e 2 vitórias do tricolor. O Vitória marcou 14 gols, e o Bahia 9.
O ponto alto da arena, fora os grandes clássicos BaVis, está prestes a chegar. O novo estádio será palco de 6 jogos da Copa do Mundo, sendo pelo menos 4 deles importantíssimos, inclusive a reedição da final da Copa de 2010 no primeiro jogo do mundial que ela receberá. 

Ainda que seu custo tenha sido absurdo, e que os administradores da Arena não tenham correspondido ao belíssimo equipamento que Salvador ganhou, afinal as torcidas dos dois grandes clubes da cidade tem queixas em diversas áreas, cabe a nós baianos parabenizar pelo primeiro ano da Nova Fonte. No entanto fica a expectativa de uma melhor administração, principalmente evitando prejuízos já que o estado participa nos resultados do equipamento. Parabens Arena Fonte Nova!!  


Victor Hugo

Autor(a)

Deixe seu comentário