Após ilegalidades, FIFA proibe Barça de contratar

A crise do Barcelona fora dos gramados parece não ter fim nesta temporada. A Comissão Disciplinar da Fifa anunciou, nesta quarta-feira, que o clube catalão está proibido de realizar contratações nas duas próximas janelas de mercado – uma punição por “infrações relacionadas a transferências e inscrições de jogadores menores de 18 anos estrangeiros”, entre 2009 e 2013.

Desta forma, o Barça não poder realizar transações tanto nacionais quanto internacionais até a janela do verão europeu de 2015 e ainda terá de pagar uma multa de 450 mil francos suíços (R$ 1,1 milhão). Além disso, o clube catalão será obrigado a regularizar a situação legal de todos os menores envolvidos em até 90 dias.

A investigação, segundo comunicado da Fifa, já durava um ano e envolvia, também, a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), que foi punida com multa de 500 mil francos suíços (R$ 1,3 milhões). As duas entidades teriam violado regras do Estatuto de Transferência de Jogadores, que afirma que atletas só podem ser envolvidos em transferências internacionais após completarem 18 anos, exceto em casos especiais avaliados pela Fifa.

Apesar da pesada punição, o clube ainda tem a possibilidade de recorrer da decisão. O Chelsea passou por sanção semelhante em 2009, pela contratação irregular de Kakuta, e conseguiu se livrar dela no ano seguinte, após fazer um acordo com o Lille e entrar com recurso junto ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte).

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário