Os corneteiros anti-Bahia perdem outra vez

O Bahia está formando um time e muitos já expressaram opiniões definitivas como se fossem premonições ou médiuns. Há claramente interesses outros em sugestionar a torcida e firmar preconceitos com ares de verdades absolutas, verdadeiros dogmas inquestionáveis. Especialistas aparecem com pedantismo, esforçam um ar de soberba e apresentam conclusões sem antes fazer um mínimo de esforço ou procurar a mãe de todos os saberes: a humildade.

Eu tenho saudade de Armando Oliveira nesse momento. Gostava de sua abordagem quase atemporal a fazer um estilo que ficou marcado para mim como quem humildemente via, pensava e emitia juízos sem precipitação. Ele sabia delimitar e apreciar, sabia compor e elaborar um parecer sobre um jogador. O jogador, hoje, então que é colocado no mercado com um DVD certamente não seria razoável, diria o mestre, para explorar sequer uma opinião. Mas, eis que muitos já definiram em que lado estão: São contra.

O Bahia trouxe dois bons jogadores que passaram pelo Náutico e Fluminense, Hugo e Raynner, ambos com boas passagens pelo seus clubes; foram elogiados por duas torcidas exigentes em um mar de lama que estavam seus clubes no nacional. Mas, para alguns extremistas o fato de pertencerem a dois clubes rebaixados seria suficiente para definir: eles foram culpados também pelo rebaixamento de seus clubes, logo não prestam. Quanta precipitação! Os dois jogadores foram elogiados por suas torcidas e ainda assim, a despeito de muitas opiniões divergentes, suas torcidas sabiam do bom futebol dos dois, jogadores jovens e com boas perspectivas de ascensão profissional. 

Hoje, o Bahia contrata Rafinha, numa condição bem diferente da anunciada anteriormente. A torcida conseguiu mostrar seu ponto de vista sobre a negociação nas condições anunciadas anteriormente, mas o negócio prosperou e temos um bom atacante, também reserva em sua equipe, como Hugo e Raynner. Indiscutível o valor de Rafinha, um negócio também bom para o Bahia que perde Feijão, um quase beque, e ganha um hábil jogador de ataque que tem tudo para brilhar na Arena do único Bicampeão brasileiro do norte e Nordeste do Brasil. 

Os interesses menores estão perdendo. O Bahia evolui, nossas opiniões são refutadas, outras vezes ganhamos. O importante é não cair na armadilha da soberba e dar veredictos sem deixar que a experiência de ver os jogadores em ação possa melhor enquadrar alguma formação de conceito sobre a real potencialidade dos jogadores que formarão um ataque completamente novo no Bahia. Jogadores jovens, com boas perspectivas em suas carreiras e que agora serão avaliados pela torcida do Bahia, não por “corneteiros”.

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário