Cruzeiro x Bahia: Um jogo e três tabus

Como se já não bastasse a dificuldade de enfrentar o campeão brasileiro, jogando em um Mineirão lotado, o Esquadrão de Aço ainda terá três tabus importantes para quebrar diante do Cruzeiro.

Só que o Tricolor já mostrou neste campeonato que tabu é para ser quebrado. O Bahia deu fim a jejuns, atuando fora de casa, contra Internacional (jamais havia vencido), Botafogo(13 anos), São Paulo(13 anos) e Náutico(28 anos).

O último triunfo do Bahia sobre os mineiros foi em 1995, no estádio de Pituaçu. Só que o jogo foi válido pela Copa do Brasil e o tricolor venceu por 2 x 1 com dois gols de Rivelino. Na ocasião, o time era treinado por Givanildo Oliveira e no Cruzeiro atuavam três jogadores que foram ídolos do Bahia: o goleiro William Andem, o lateral Serginho e o atacante Marcelo Ramos.

Em Campeonatos Brasileiros, em 39 jogos o Cruzeiro venceu 24, o Bahia ganhou 08 e aconteceram 06 empates. O clube mineiro marcou 72 gols e o Esquadrão de Aço marcou 32 gols.

Pelo campeonato nacional, o último triunfo tricolor foi em 1994. O jogo terminou 2 x 1 para o Bahia e os gols foram marcados pelo talismã Raudinei e pelo meia Paulo Emilio. 

O Esquadrão tem este tabu de 19 anos para quebrar neste domingo.

Jogando em Belo Horizonte, o jejum de triunfos baianos é ainda maior. Desde 1991, o Bahia não vence a Raposa. Já são 23 anos de tabu. O último triunfo em Minas foi por 1 x 0, com o gol marcado por Luiz Henrique. Confira o único gol deste jogo: http://www.youtube.com/watch?v=7gVsBpSr0aE

Esta partida foi realizada no estádio Independência e curiosamente, as duas equipes brigavam na parte de baixo da tabela do campeonato, mas que acabaram se salvando do rebaixamento. Naquele ano, Vitória e Grêmio foram caíram para a Série B.

Isso quer dizer que o Bahia jamais venceu o Cruzeiro, atuando no Mineirão e será mais um tabu para o Tricolor derrubar.

No total, em jogos oficiais, Bahia x Cruzeiro se enfrentaram 43 vezes com 26 vitórias para o time mineiro, 10 para o tricolor e 06 empates.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário