Coerência de Ney Franco e preciosismo dos atacantes

Vitória não foi feliz nas finalizações e acabou saindo com apenas 01 ponto ao empatar com a Portuguesa pelo placar de 1X1 no Estádio do Canindé em partida válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Mais uma vez o paraguaio Luís Cacéres chega com qualidade no ataque e em condições de finalização fazendo o gol do Vitória. 

O resultado não era o esperado pelo treinador Ney Franco que ressaltou a importância do ponto conquistado, mas as circunstâncias da partida deixaram bem claro que o Vitória poderia ter saído com o triunfo se tivesse mais competência nas finalizações.

Alguns “analistas” e comentaristas de plantão pós jogo avaliaram que Ney Franco errou ao mudar o esquema tático quando substituiu o volante Marcelo que saiu por contusão e colocou Willian Henrique visando é claro liquidar a partida ainda no primeiro tempo.

O próprio treinador rubro negro sabia dos riscos que corria, mas depois do gol do paraguaio Luís Cáceres e o penalty claro não assinalado pelo arbitragem a Portuguesa saia para o jogo e tinha uma maior posse de bola. A intenção da entrada de mais uma atacante era incomodar a defesa adversária e segurar mais a bola no ataque.

Reprodução

No intervalo do jogo Ney Franco pode corrigir melhor o posicionamento da equipe e o Vitória voltou mais ligado na partida. Logo aos 04 minutos Willian Henrique teve a chance de ampliar o marcador. Lançamento em profundidade pela direita e em jogada de velocidade ele corta 02 marcadores. Mas foi infeliz na finalização e devido ao excesso de preciosismo chuta por cima da meta do goleiro Lauro. O jogador ainda tinha a opção de servir a Dinei que entrava pelo meio livre de marcação, mas preferiu concluir em gol.

Como era de se esperar o time da Lusa se atirou para o ataque e pressionava na busca do gol de empate. Vendo a pouca produtividade do meio campo Ney Franco tira Renato Cajá, desloca Juan para o meio e Euller entra na lateral esquerda.

De tanto pressionar o time da casa foi premiado. Cruzamento na área do Vitória e Luiz Gustavo no lance vacila e tenta sair jogando. A bola fugiu dos seus domínios e Moisés bateu de primeira surpreendendo o goleiro Wilson.

Com as mudanças realizadas a Portuguesa melhorou na partida e chegou ao gol de empate. Buscando uma melhor qualidade no passe entra o meia Escudero no lugar de Luis Gustavo jogador da confiança de Ney Franco .

A mudança no Vitória surtiu efeito e o rubro negro articulava melhor as jogadas. Em uma delas contra ataque Willian Henrique que encontra Marquinhos livre de marcação que perdeu o tempo da bola e bateu em cima do goleiro da lusa desperdiçando mais uma chance. 

O jogo ganha em emoção e a Portuguesa insistia nas jogadas pelas laterais do campo, principalmente nas costas do lateral Euller. Com o intuito de auxiliar o ataque  Euller chega na linha de fundo e cruza na cabeça de Dinei que livre de marcação cabeceia para fora aos 35 minutos.

O Vitória perdeu a oportunidade de encostar consideravelmente no G4, pois Botafogo e Atlético PR perderam seus jogos. O técnico Ney Franco manteve sua coerência e fez a leitura correta  do jogo e colocou o time para cima da Portuguesa. Se das 03 oportunidades agudas de gol fossem convertidas a mudança do esquema tático pouco seria comentado.

Além disso a diretoria precisa abrir o olho com relação a arbitragem que por duas partidas consecutivas tem cometido erros graves contra o Vitória e nesse jogo acabou influenciando no placar. 

Willian Henrique precisa manter o futebol objetivo e decisivo que o consagrou contra Atlético PR, Goiás e Botafogo às vezes o chute forte e colocado no estilo Valter resolve e bem a situação.    

Próximo desafio do rubro negro contra o Fluminense que não vive uma boa fase. A esperança que o estoque de gols perdidos tenha ficado no Canindé e que o rubro negro reedite uma grande atuação em busca da aproximação do G4 do Campeonato Brasileiro. 

Alessandro Granda, é torcedor do Vitória, parceiro, colaborador, estudante de jornalismo e administra também o BLOG Pauta Esportiva

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário