As chances o Vitória para uma vaga na Libertadores

ecvitoria

A campanha do Esporte Clube Vitória não surpreende. Está dentro do esperado e até prometido pelo antigo treinador Caio Júnior, em exaustivas entrevistas e vista com descrédito por alguns (eu, por exemplo). Ao contrário dos anos anteriores, o Vitória em 2013 não montou apenas um time para ganhar o campeonato baiano, para depois disso mandar uma grande parte dos jogadores embora e começar do zero, como é comum na política dos clubes da Bahia.

O time foi armado visando o Campeonato Brasileiro e deu certo, a despeito dos prejuízos que deve ter acumulado no Campeonato Baiano e o fracasso na Copa do Nordeste. Este, sem dúvida, é o maior crédito da direção rubro-negra, que pensou em um time para depois de amanhã e não apenas para amanhã de manhã.

E as chances do Leão ampliar o sucesso já obtido, quando já assegurou sua permanência na Série A e agora trabalhar e pensar em uma das vaga na Copa Libertadores, existem. Segundo o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, as chances do Vitória conseguir vaga na Libertadores da América são de 20%. “Parece até pequena, mas não é. O torcedor rubro-negro pode, sim, manter a confiança. É uma chance real, viva, consolidada”, diz ele, em entrevista ao Jornal A Tarde (e reproduzida pelo site iBahia).

O Leão tem pela frente Corinthians, Cruzeiro, Santos e Flamengo, no Barradão, enquanto enfrenta fora Ponte Preta, Criciúma e Atlético-MG. São quatro jogos em casa e três fora. Na 34ª e 35ª rodadas, contra Cruzeiro e Santos, a sequência é no Barradão. O encerramento do Brasileiro é diante do Galo, fora de casa. 

Atualmente, o time ocupa a sexta colocação, a cinco pontos do G-4. O quarto colocado é o Atlético-PR, que tem 52. As chances aumentam se for levado em conta que Goias, Grêmio e Atlético-PR, time que estão à frente do Leão no Brasileirão, estão na semifinal da Copa do Brasil. Caso um deles conquiste o título ao mesmo tempo que o posto no G-4, o quinto colocado do Brasileirão fica com a vaga. 


Por outro lado, se um time brasileiro vencer a Copa Sul-Americana, o G-4 da Libertadores se torna G-3, por conta do número de vagas para equipes brasileiras. São Paulo e Ponte Presta estão nas quartas de final da competição.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário