Ypiranga homenageia o craque Popó

O Esporte Clube Ypiranga homenageia nesta terça-feira (17), o maior artilheiro da história do Mais Querido, o eterno Apolinário Santana, conhecido popularmente como Popó. Em 17 de setembro de 1955, o craque morreu aos 53 anos de idade e deixa saudade até os dias de hoje.

Considerado um dos maiores jogadores da Bahia, atuou em 11 clubes de Salvador, tendo maior destaque no Esporte Clube Ypiranga, onde jogou por cerca de cinco anos. Popó, como era carinhosamente chamado pelos fãs, era um jogador diferenciado por atuar em praticamente todas as posições, menos de goleiro.

Aos 36 anos, o craque encerrou sua carreira e até hoje, 58 anos depois da sua morte, ainda mantém dois recordes do futebol brasileiro: Como o jogador mais jovem a atuar na primeira divisão de um campeonato estadual e por ser o jogador que jogou em mais clubes da mesma cidade.

Em toda Bahia, Popó conquistou muitos fãs, mas uma foi mais que especial, Irmã Dulce, que ia freqüentemente ao Estádio da Graça com o pai para ver o Mais Querido jogar e assistir os dribles do maior ídolo. A Bem aventurada vibrava com o jogador e cantava os versos junto com a torcida de cores amarelo e preto. “Não há fogueira sem brasa, não há mato sem cipó, não há partida animada, quando não joga Popó″.

Com todo seu futebol, chegou a ser comparado com Pelé pela beata. Em uma entrevista a um jornal local em 1986, Dulce contou o quanto Popó a impressionava. “Popó era o meu preferido. Era um escuro com as pernas tortas. Se ele estivesse vivo hoje, ele seria Pelé. Ele era danado na bola”, lembrou.

Mas o jovem negro era mesmo bom de bola e não só nos olhos da beata. Em 1934, jogando pela Seleção Baiana, conquistou o título nacional em cima da Seleção Paulista e foi considerado o melhor jogador da competição.

Antes disso, Popó já chamava a atenção de todo país. Isso porque, em 15 de abril de 1923, o artilheiro marcou todos os gols da vitória do Ypiranga sobre o Fluminense do Rio de Janeiro, por 5 a 4. Segundo o historiador Aloildo Pires, após a partida, um dirigente do Flu enviou um telegrama ao Rio contando como foi a partida, que foi manchetado por um jornal carioca. Na mensagem, o dirigente anunciava o placar como “Popó 5 x 4 Fluminense”. Com isso, além de ‘Craque do Povo’, como já era chamado na Bahia, o ídolo baiano ficou conhecido também como Popó das Laranjeiras.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário