Vitória x Grêmio : análise tática do adversário

                              Foto: Lucas Uebel/Grêmio / Divulgação

Devido os resultados decepcionantes do Grêmio jogando dentro de casa quando perdeu para o Atlético MG por 1×0 e empatou com o Santos em 1×1 a tendência é que o técnico Renato Gaúcho coloque em campo uma formação de forte marcação com 03 volantes no meio de campo, porém não menos criativos uma vez que tem à disposição o retorno de 02 jogadores diferenciados que são Elano e Zé Roberto.

Com todas as peças do meio-campo à disposição, o técnico Renato terá de solucionar um quebra-cabeça para armar o Grêmio que encara o Vitória neste sábado, às 21h, em Salvador. Certo mesmo é que o treinador manterá o esquema 3-5-2, com o qual a equipe obteve uma sequência de cinco vitórias e deu um salto na tabela do Brasileirão. A dúvida está na escolha dos três jogadores que serão responsáveis por fazer a transição entre a defesa e o ataque.

Comentando sobre a falta de atenção no último jogo Renato Gaúcho disse : “A ordem foi dada para a gente abafar no campo deles. Em determinado momento abafamos, quando conseguimos o mais importante, esquecemos de marcar o adversário, e eles conseguiram o gol de empate. Essa falta de atenção não pode acontecer. Tem que ter atenção o tempo todo. Quando não tivemos, tomamos o gol”, lamentou o treinador gremista.

Tendo que conquistar 03 pontos para voltar a ter chances para brigar pelo título o técnico Renato Gaúcho já afirmou que não abre mão do esquema 3-5-2. Houveram falhas de marcação nos jogos em casa, porém a tendência para tentar surpreender deve ser com Zé Roberto na zona de criação tendo em vista sua qualidade no passe para alimentar o ataque com Kléber e Barcos. Elano voltando de contusão ficaria como opção no decorrer da partida.

Atenção redobrada no Vitória para anular as principais ações de Zé Roberto, caso seja confirmado e Kléber, além do jogador Barcos o qual costuma finalizar bem quando essa bola chega até ele.

Clique em Leia mais e confira as opções de Renato.


Com três volantes

A formação do meio-campo de Renato que mais deu certo até agora é esta. Com Souza mais recuado, Ramiro e Riveros são os responsáveis por armar as jogadas e alimentar o ataque. Mas também não deixam de marcar, o que traz mais solidez ao sistema defensivo.

Dois volantes e um meia

A vantagem desta formação é ter um armador de ofício para alimentar o ataque. Seja com Elano ou Zé Roberto, Kleber e Barcos terão opções qualificadas de passe. Neste caso, Renato teria de sacar um dos três volantes. Souza, possivelmente, seria o escolhido.

Com dois meias de ligação

Caso Renato queira deixar seu meio-campo mais ofensivo, poderá colocar Elano e Zé Roberto como meias de ligação. Neste caso, mesmo protegido por três zagueiros, o setor teria apenas um volante, e, com menor poder de marcação, seria mais vulnerável defensivamente.

Alessandro Granda, é torcedor do Vitória, parceiro, colaborador, estudante de jornalismo e administra também o BLOG Pauta Esportiva

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário