Torcida do Bahia inaugura uma nova era

Agora sim, podemos dizer que a democratização no Esporte Clube Bahia é irreversível. Para alegria de quem é Bahia de verdade ou para frustração daqueles que se dizem tricolor, mas que nunca concordaram com a abertura de portas para o torcedor, o “esquadrão de aço”, como ficou conhecido em todo território nacional, iniciou uma “nova era”.  

A história, a partir de agora, será outra. Cada presidente só poderá ter um mandato e precisará trabalhar duro para convencer o conselho deliberativo de que seus projetos são válidos. Mais do que isso, deverá ter ficha limpa e provar as suas melhores intenções para com o clube. Muda-se o conceito administrativo no clube, ninguém poderá se sentir dono deste porque seu mandato é passageiro. Aliás, nome mesmo o candidato só poderá deixar mediante bom mandato, marcado por títulos e boa condução administrativa. 

Mais do que nunca, todos serão obrigados a entender que o Esporte Clube Bahia só é importante para seu torcedor e sem ele nada tem sentido. Justiça maior não poderia haver, uma vez que foi ela, a torcida, que manteve o Bahia vivo e evitou o seu colapso total após decadência aguda sofrida entre 2003 e 2007. Essa torcida que foi e é capaz de emocionar o Brasil inteiro pela sua fidelidade e amor ao clube. 

Dia 07 de Setembro será um dia histórico, pela primeira vez uma pessoa se tornará presidente de um clube por escolha direta do torcedor, via voto. Será essa data um marco para a democracia no Esporte Clube Bahia, concomitante às comemorações da Independência do Brasil. Uma realidade que nos dá total esperança de um Brasil melhor, mais justo. Mantendo-se distância de uma “leitura romântica”, entendo que  poderá o Bahia influenciar outros clubes a medida que se fortaleça no cenário nacional. Potencial para isso, o tricolor tem de sobra, basta observar as arquibancadas e a fidelidade de seu torcedor. 

O Bahia entrará na história do futebol nacional. Apostar no seu torcedor significará, sem dúvidas, dias de glória e conquistas. Reascende a esperança no futebol bahiano, na boa representação nordestina e sobretudo na dignidade do futebol. Todos ganharão com o processo que está acontecendo no tricolor. Parabéns ao grupo “Revolução Tricolor”, ao movimento “Bahia da Torcida”  e ao “Grupo de Intervenção”. Que tudo dê certo e que outros clubes se espelhem no caso Bahia.

Vinicius Sampaio 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário