Deem passagem para um novo Bahêa!

A nação tricolor amanheceu com uma notícia que pode ficar marcada na histórica do clube como o triunfo de um torcedor do Bahia, Jorge Maia, e da torcida do Bahia contra toda uma estrutura carcomida e nefasta de uma certa imprensa baiana “jabazeira” e grupos envolvidos de forma antidemocrática com o Bahia. Imagino, hoje, a festa entre torcedores do tricolor espalhados pelo Brasil e principalmente na minha terra. A euforia é tanta que os torcedores querem se associar em massa e encher o estádio da Arena Fonte Nova no próximo jogo do tricolor em casa.

A primavera tricolor, com a queda de uma dinastia, a “guimaraniana”, começou na raça com jovens, principalmente revolucionários, na melhor acepção da palavra, que sonhavam juntos uma democracia para o Bahia. Lembro quando o democrata Edmilson Gouveia começava a plantar sementes de novos tempos no Bahia com uma atitude perseverante contra todo o coronelismo das associações esportivas baianas na figura quase mítica para a torcida tricolor de Paulo Maracajá. Herdeiro dessa forma de gerir o clube a família Guimarães tentava repetir os mesmos sucessos do seu antecessor, mas sem sucesso. 

Não só por serem incompetentes para levar uma paixão de milhões como líderes, mas principalmente pelos tempos de uma Constituição democrática, a lei Pelé e a própria mentalidade do judiciário que vem democratizando o jogo político, a “família guimarães” superficialmente até parecia entender os novos tempos aproximando-se de alas do tricolor preocupadas com o atraso gerencial do clube e o tratamento indecoroso com a torcida, porém o que prevaleceu entre os atuais dirigentes foi a manutenção do ranço autoritário. O trágico epitáfio de uma dinastia que não deixa saudade, não conseguiu mobilizar senão os velhos preconceitos antidemocráticos, quando espalham boatos pela imprensa de caos com a  intervenção.

A necessidade de uma intervenção no tricolor não é só uma realidade do Direito, no melhor direito, posto ser o dever do magistrado restaurar a ordem constitucional e da legalidade, mas também a intervenção no tricolor mostra como através dos anos a torcida tricolor pode ser usada, maltratada, bajulada sem que por ela poucos se levantassem para defender direitos legítimos de associados tricolores.  Hoje, cada tricolor associado ao clube e os novos sócios devem levantar orgulhosos dos movimentos sociais em volta do tricolor que cresceram também na internet. Eu vi nascer no fórum “ecbahia.com” vários lutadores de aço, tricolores com o manto tricolor com o brio dos grandes lutadores da independência da Bahia, data que foi comemorada no último dia 2, e que hoje triunfam exemplarmente sobre o coronelismo no Bahia.

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário