Cabra retado torce para o nordeste

Sergipe recebe de braços abertos o Botafogo com a velha vassalagem que destestamos ver em nossa própria gente. Isso deveria ser motivo de crise inter-estadual entre a valente Bahia e o estado de Sergipe, com seus glorioso e resistente futebol. O time do Bahia e do Botofogo devem por isso protagonizar em Aracaju um clássico também entre o falso torcedor do Botafogo, preferência em parte de Sergipe e o torcedor do Bahia que irá ver seu time do coração.

Nesse mundo em que o nordestino trabalha por quatro regiões do país, sobra abestalhado para ridicularizar os costumes, os nomes e o sofrimento da seca, entretanto querem que copiemos seu jeito e seu modo de torcer para seus times.  Mas, o pior é assistir os “botafoguenses” de tubo de televisão receberem o time carioca como se fossem parte do Rio, a mimética forma de torcer que a televisão impõe para abestados se verem na “plim plim”.

E para não deixar de lado os torcedores mais fanáticos pelo Botafogo que não residem em Sergipe, falo de você também abestado baiano, cearense, potiguar, paraibano, maranhense, piauiense e alagoano que torce para o Botafogo, penso nos milhões também que estão criando a partir da luta de bravos um campeonato do nordeste superavitário que emerge dessa lama do futebol nacional que tornou o campeonato nacional uma forma de exclusão social justificada sobre o “profissionalismo”; o que na verdade foi só uma desculpa.

Mais indo para frente. Vejamos um poeta nordestino do sertão cearense semi-analfabeto que conseguiu uma qualidade poética de conteúdo e linguagem admiráveis. O que Patativa do Assaré diria para esse mimetismo que acontece no nordeste quando um time do sul vem aqui jogar? Vai lá seu Patativa, diga:

“Cante lá que eu canto cá

Poeta, cantô de rua,
Que na cidade nasceu,
Cante a cidade que é sua,
Que eu canto o sertão que é meu.
Se aí você teve estudo,
Aqui, Deus me ensinou tudo,
Sem de livro precisá
Por favô, não mêxa aqui,
Que eu também não mexo aí,
Cante lá, que eu canto cá.

…………………….”

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário