Ba x VI: Arena Fonte Nova terá 240 câmeras

A sala de controle vai reunir 18 coordenadores no Ba-Vi de inauguração, incluindo segurança privada, área médica, orientadores e brigadistas, Samu, Corpo de Bombeiros e polícia.

De acordo com o site SECOPA e o Jornal Correio, a Fonte Nova vai trazer aos baianos a experiência de estar no BBB. São 240 câmeras espalhadas das catracas à cobertura do estádio. Da sala de controle, localizada no nível 7, é possível mapear cada espaço dos 10 níveis.

A tecnologia será a principal parceira para os espetáculos e também da segurança. “São oito câmeras dome. Se um torcedor cometer um delito, por mais que corra, se esconda, troque de roupa, as oito câmeras vão achar ele. O software vai detectar a partir do reconhecimento facial”, comenta o gerente de operações da Fonte Nova, Thiago Queiroz, que coordenará o trabalho em dias de uso da Arena. Apenas as partes internas de banheiros e vestiários dos times são considerados “pontos cegos”.

Do centro de controle, é possível ver as catracas, se é preciso reparo ou não, como está o fluxo nos portões de acesso, qual imagem passa no telão e o sistema de som.

“Dá para orientar o torcedor em cada setor. Por exemplo, caso haja necessidade de evacuar o setor Norte (Ladeira), eu envio a mensagem para aquela zona e peço para Leste (antigo Balbininho) e Oeste (Tribunas) ficarem tranquilos. Quase ao mesmo tempo e sem interferência de um lado no outro”, comenta Queiroz. Uma evacuação da Fonte Nova tem tempo máximo previsto para oito minutos.

No domingo de inauguração, com festa seguida por show, o centro de comando vai ter cerca de 18 pessoas na coordenação, entre funcionários da Arena, como segurança privada, área médica, orientadores e brigadistas, a Samu, Corpo de Bombeiros e polícia. A expectativa do consórcio é ter 1.800 funcionários no dia: 700 orientadores, 300 seguranças, 500 de alimentos e bebidas e 300 de limpeza.

A parte de irrigação do gramado, iluminação e elevadores fica em sala no nível 3. “Um elevador para. A gente consegue ver o erro e levá-lo a um dos níveis e deixar o torcedor sair com segurança”, conta.

E se a tecnologia falhar ou faltar luz? “A energia vem de duas estações diferentes e há geradores: só perco o ar-condicionados por duas horas. No máximo, por um momento, a Fonte ficará igual aos outros”.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário