Jogos Abertos do Interior de 2012 começou

O segundo zonal dos Jogos Abertos do Interior (JAI) de 2012 começou nesta sexta-feira (27/7), na Cidade do Saber, em Camaçari. Atletas da casa se juntaram aos de outros sete municípios (Cachoeira, Teodoro Sampaio, Cruz das Almas, Ilhéus, Coaraci, Santo Amaro e Simões Filho) para as disputas de quatro modalidades esportivas: futsal, handebol, basquete e vôlei. Os campeões garantem vagas para a grande final, que reunirá os vencedores de todos os zonais, na cidade de Feira de Santana, em setembro.

Durante todo o dia e a noite do sábado (28/7), serão disputados 24 jogos. No domingo (29/7), os campeões do zonal serão conhecidos. A noite de sexta-feira (27/7) foi marcada pela solenidade de abertura, que ocorreu no ginásio de esportes da cidade. O momento mais emocionante da cerimônia foi quando a Pira Olímpica que simboliza os Jogos Abertos foi acesa. O evento contou ainda com a presença de autoridades locais, desfiles das equipes participantes, execução do Hino Nacional Brasileiro, e o concurso garota JAI, que é a grande novidade deste ano.

Representando o diretor-geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares da Silva, o diretor de Fomento ao Esporte da Autarquia, Álvaro Gonçalves, saudou os atletas. “Quero agradecer ao município pela acolhida a todos os atletas e dizer que estamos muitos felizes por vocês estarem aqui. Quero aproveitar e saudar as equipes participantes e que vençam os melhores”, disse.

Antes da solenidade de abertura, os atletas se misturavam do lado de fora do ginásio, em um momento de descontração e interação entre as equipes. Jaqueline Santos, atleta da equipe de futsal de Camaçari, se orgulha por participar pela terceira vez dos Jogos. “Durante os Jogos Abertos, eu me sinto feliz por poder ter essa troca de experiência e de participar do esporte que amo. Este ano, estamos preparadas para vencer o zonal”, diz.

Ainda na equipe feminina de futsal, Thainá Barbosa, de 16 anos, é a caçula do time, está participando pela primeira vez da competição e não esconde o olhar de felicidade por participar deste evento. “Realmente, esse é um momento único. A primeira vez, a gente nunca esquece. Quero dar o melhor de mim e ajudar minhas companheiras”.

Foto_Marcus_Carneiro_Ascom SudesbGarota JAI – Assim como aconteceu no primeiro Zonal dos Jogos, na cidade de Brumado, o concurso Garota JAI 2012 fez sucesso com o público. As candidatas desfilaram com um uniforme esportivo da modalidade que pratica e com um traje de banho.

A representante de Camaçari, Any Santos, de 21 anos, foi escolhida como a Garota JAI do zonal. Além de ter garantido vaga para disputar o título geral de Garota JAI de 2012, na etapa final, e, consequentemente, a passagens de ida e volta para Salvador, com direito a hospedagem, ela ainda ajudou a delegação, que somou cinco pontos para a pontuação geral. “Fico feliz de ser escolhida pelos jurados. Não havia me preparado, mas consegui levar mais essa vitória pra minha cidade”, disse. A segunda colocada foi Gabriela Rodrigues, 25 anos, da cidade de Cruz das Almas.

Os Jogos Abertos do Interior são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb, e conta com o apoio das prefeituras que realizam os zonais. A competição vem passando por diversas modificações com o passar do tempo, inclusive com uma regra criada em 2011, que faz com que as equipes tenham que utilizar uma quantidade de atletas jovens, com a intenção de promover a renovação no esporte baiano.

Marcus Carneiro – direto de Camaçari
Ascom/Sudesb

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário