Bem-vindos, Botafogo e Jacuipense

A segunda divisão do Campeonato Baiano chega à sua etapa final, já com o resultado tão esperado por muitos: o nome dos clubes que voltarão ao convívio da elite do futebol baiano em 2013. Apesar da decisão do título acontecer nos dois próximos fins de semana, a grande decisão, aguardada por todos, era quais os clubes iriam participar da primeira divisão no ano que vem e, contrariando uma grande parcela da imprensa e de torcedores de grandes clubes do passado do nosso futebol, Jacuipense e Botafogo foram as equipes que surpreenderam nas últimas rodadas, conseguindo o importante acesso.

O Esporte Clube Jacuipense, time que representa a cidade de Riachão do Jacuípe, foi fundado em 21/04/1965, tendo como único título a taça de campeão da segunda divisão em 1989, o que lhe garantiu o direito de disputar, pela primeira vez, o Campeonato Baiano da primeira divisão em 1990, permanecendo na elite até 1993, quando foi rebaixado após ostentar a lanterna da competição. Em 1995 voltou a brilhar na segundona, conseguindo novamente o acesso, após o vice-campeonato conquistado, mas novamente foi rebaixado, após uma campanha ruim.

O Jacuipense voltou a decidir a segunda divisão do Campeonato Baiano nos anos de 2000, 2002 e 2006, mas não conseguiu levantar a taça, nem voltar para a elite, já que nesses anos apenas o campeão tinha esse direito. 17 anos depois, o clube do interior Baiano volta a dar alegrias a seus torcedores que esperam ansiosos por uma bola campanha na elite em 2013.

O Botafogo Sport Club, apesar de desconhecido pela parcela mais jovem, é um tradicional clube de Salvador, já tendo participado por 73 vezes da primeira divisão do Campeonato Baiano (atrás apenas do Vitória, Bahia e Ypiranga), e conquistado 7 títulos nas décadas de 20 e 30. Fundando em 01/11/1914, “O Glorioso”, como é conhecido, estreou no grupo principal do futebol baiano, em 1916, e durante 63 anos seguidos se manteve na elite, com belas campanhas e alguns títulos. Em 1977, apesar de ter realizado a segunda melhor campanha do torneio, não disputou no ano seguinte, dando início a uma fase irregular na década de 80, culminando com a lanterna do torneio em 1989, ultima edição disputada pelo “Diabo Rubro”.

Após 24 anos no ostracismo, tempo suficiente para que sua torcida fosse reduzindo drasticamente, “o Glorioso” garante sua volta à elite, sonhando em reeditar os bons resultados que o fizeram respeitado na primeira metade do século passado.

A conquista do título da segundona será um mero detalhe para a torcida dessas agremiações, que esperam, de fato, um retorno de suas tradições. Boa sorte Botafogo e Jacuipense, e sejam bem-vindos de volta.

Victor Hugo!

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário