Copa do BR: CBF confirma terceira vaga da Bahia

A Bahia contará com mais um representante na Copa do Brasil. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a terceira vaga do Estado a partir da edição de 2013.

A conquista foi permitida após a reformulação da competição, que agora conta com um novo formato. Antes realizada com 64 clubes, a Copa do Brasil passará a ter 86 participantes no próximo ano.

Deste total, 70 vagas saíram dos campeonatos estaduais, ao invés das 54 que vinham sendo reservadas até 2012. Assim, as Federações melhores ranqueadas junto à entidade nacional foram beneficiadas com o aumento de suas vagas (veja tabela abaixo).

Sétima colocada no Ranking Nacional de Federações (RNF), a Bahia, que contava com dois representantes, passará a ter três clubes lutando pelo título. Caso ocorra situação semelhante à de 2011, quando o Bahia de Feira conquistou o título estadual, o Estado poderá contar com quatro ou mais vagas.


As demais 16 vagas da disputa serão dividias entre as equipes melhores colocadas no Ranking Nacional de Clubes (RNC), com dez, e os times brasileiros participantes da Copa Libertadores, com seis. Porém, caso o país só classifique cinco agremiações para o torneio continental, o mais bem colocado do RNC será incluído na competição nacional.

Outra novidade diz respeito à fórmula de disputa. Inicialmente, 80 clubes farão o famoso mata-mata, que seguirá sendo utilizado até a terceira fase, quando serão alcançados dez times. A partir daí, estes dez somam-se às seis equipes da Libertadores (ou cinco mais o convidado pelo ranking nacional) e formam as oitavas de finais da Copa do Brasil.

Dos 16 participantes das oitavas, os oito que forem eliminados ainda terão uma disputa à parte. Quatro deles serão compensados com uma vaga cada na Copa Sul-Americana. Estas vagas serão definidas de acordo com a colocação final no Campeonato Brasileiro do ano anterior. Com isso, os mais bem colocados no Brasileirão 2012 que forem eliminados nas oitavas de finais da Copa do Brasil terão a chance de disputar o torneio Sul-Americano (Conmebol).

Por último, a CBF também confirmou a alteração no período de disputa da Copa. Antes promovida nos primeiros semestres de cada ano, ela passará a ser realizada entre os meses de março e novembro.

Um dos maiores defensores do aumento das vagas na Copa do Brasil, o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, comemorou as mudanças. “Já vinha lutando por essa terceira vaga há mais de cinco anos. É uma vitória de todo o futebol baiano”, destacou o dirigente.

Com as definições, a Bahia já tem dois representantes na edição de 2013 da competição. Bahia e Vitória, campeão e vice-campeão do Baianão 2012, estão garantidos. Como a confirmação da terceira vaga só foi dada pela entidade nacional nesta quinta, ela não foi incluída no Baianão.

Assim, o terceiro representante baiano sairá de outro campeonato estadual, a Copa Governador do Estado, que será realizada entre nove de setembro e 11 de novembro. “A Federação ainda vai reunir sua diretoria e Departamento Jurídico para decidir se manterá a Copa Governador nos moldes atuais ou aumentará o número de participantes. Mas, está decidido que a terceira vaga na Copa do Brasil será sempre do vencedor desta competição”, explicou Rodrigues.

De acordo com o mandatário, a medida valoriza ainda mais o futebol local. “Assim, estaremos fortalecendo todo o futebol baiano, inclusive os clubes do Interior, que sempre estarão na disputa para participar de uma competição tão importante como a Copa do Brasil. E ainda teremos uma Copa Governador mais valorizada”, concluiu.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário