VI Fórum Copa Bahia 2014

A região de Mata de São João foi contemplada com a realização do VI Fórum Regional Copa Bahia 2014. O evento aconteceu hoje (24/05), no Centro de Convenções do Tivoli Eco Resort e contou com a participação do secretário Estadual da Copa 2014, Ney Campello, do vice-prefeito de Mata de São João, da secretária Municipal de Cultura e Turismo de Mata de São João, Rafaela Pondé, da gestora do Projeto Sebrae 2014, Helena Garcia, do Capitão da Polícia Militar da Bahia, Luis Alan Costa, da representante da Secretaria de Turismo da Bahia, Clarissa Amaral entre outras autoridades.

O evento realizado pela Secopa e pelo Sebrae, em parceria com a Prefeitura Municipal de Mata de São João, tem como objetivo integrar o município, a população local e a iniciativa privada da região com o evento Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

Durante sua apresentação, o Secretário Ney Campello destacou a necessidade da descentralização no estado, com relação às oportunidades que serão geradas pelo Mundial de 2014. “Temos uma concentração de muitos serviços na capital, que não promove essa descentralização pelo estado. Então não podemos pensar a Copa como resultado positivo apenas para Salvador. Estamos tentando mapear o estado da Bahia para levar essas oportunidades para outras cidades”.

Lembrou também as duas copas que acontecerão no Brasil em 2014, a do espetáculo e a do legado. “Para nós, Copa é qualificação profissional, desenvolvimento empresarial. Isso para um país moderno e um estado que quer ser competitivo é fundamental. Temos que aproveitar a janela da Copa para qualificar nossos profissionais”.

Com relação às estratégias do Turismo baiano para a Copa do Mundo de 2014, Clarissa Amaral ressaltou que o trabalho da secretaria está voltado na qualificação, no receptivo, no marketing e promoção e na atração e requalificação.

Já a prefeitura de Mata de São João apresentou as ações que estão sendo realizadas no município quanto à qualificação, geração de emprego e renda e visibilidade na mídia nacional e internacional, com foco nos legados que serão gerados para o município com o megaevento.

Quando o foco do debate ficou voltado para as oportunidades para os micro e pequenos empreendedores, Helena Garcia e a consultora do Programa Moderniza, Nelma Fidélis, apresentaram para o público presente as ações do Programa Secopa 2014 e os 139 requisitos necessários para que as empresas baianas se candidatem para o Mundial de 2014. “Devemos começar a pensar que todos nós estamos construindo a Copa e devemos pensar o que estamos fazendo para que ela ocorra bem. É responsabilidade do empresário fazer o marketing dele, pois a Copa é nossa”, lembrou a consultora.

O debate foi finalizado com a palestra do coordenador de Relações Internacionais e Esportiva da Secopa, Marco Costa, que apresentou as missões do Brasil e da Bahia durante a Copa do Mundo da África do Sul. Após a experiência da Bahia na África do Sul, Marco falou das possibilidades que o interior da Bahia poderá ter com a Copa do Mundo de 2014.

Ascom Secopa
Maísa Amaral
24.05.12

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário