UM FATO HISTÓRICO

Sou obrigado a admitir: Realmente, neste último domingo, Salvador, e mais particularmente o Estádio de Pituacivisky (vá fazer rima na casa do caralho), presenciou um feito histórico. Por mais que não queiramos, temos que reconhecer que, depois de muitos anos, mais de uma década, houve finalmente uma mudança de postura que possibilitou uma conquista memorável. E tal fato está muito além das paixões clubísticas e deve ser reconhecido por todos, indistintamente.

É óbvio que, qualquer pessoa que tenha ao menos o supletivo ou algum curso no Instituto Universal Brasileiro, já percebeu que estou falando do comportamento antológico da torcida do Vitória. A verdade que salva e liberta é uma só: A massa Rubro-negra mostrou seu valor de modo exemplar.

 Aos desmemoriados, lembro que, no ano da graça de 1997, esta mesma torcida vaiou o Leão após a conquista de um campeonato. Exatos 15 depois, os torcedores deram uma demostração inequívoca de brio, reconhecendo e aplaudindo a raça e a determinação da equipe. Este é o fato que ficará para a história.

Ah, sim, é verdade que no domingo teve uma agremiação, que num ganhava nada desde a segunda guerra mundial, que conseguiu empatar com o Leão, mas diante da atitude da torcida do Vitória este é um fato de somenos importância. Nada que justifique todo este furdunço, como se o eixo central da terra tivesse sido alterado.

Aliás, sobre o que aconteceu ontem, a melhor definição é de meu amigo Jean Gerbase. Às Aspas.

“Por isso sempre fui contra o sistema de cotas. Ridícula essa ideia do Vitória de ficar dando cota de 20% dos campeonatos pros times insignificantes do interior do Estado, a cada década.

É cruel e desumano alimentar a sobrevida desses moribundos. Alguém aí lembra do Colo-Colo?”

Palavras da salvação.

P.S Amanhã, falarei sobre o jogo em si, que no Nordeste de Amaralina já é conhecido como clássico Cartão de Crédito VISA VITÓRIA X sardinha.

Franciel Cruz

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário