A história do confronto Grêmio x Bahia

O Grêmio leva uma pequena vantagem nos confrontos diante do Bahia, adversário desta quinta-feira, em jogo válido pela Copa do Brasil.

Dos 35 jogos realizados, o Tricolor baiano venceu 10, perdeu 13 e empatou 12. Marcou 35 gols e sofreu 38.

Jogando em Salvador, as duas equipes já se enfrentaram em 22 oportunidades e o Esquadrão de Aço leva vantagem na capital baiana, com 09 triunfos, 06 empates e 07 derrotas.


Lá em Porto Alegre, o Grêmio nunca perdeu para o Bahia em jogos oficiais, mas o Tricolor baiano já os venceu em um amistoso. No Olímpico, foram 13 jogos, com 06 derrotas, 06 empates e 01 triunfo.

Os três últimos confrontos não trazem boas lembranças para a torcida tricolor. Na Série A de 2011, o Grêmio venceu os dois jogos. Na última quinta-feira, os gaúchos quebraram a invencibilidade que o Bahia defendia em Pituaçu no ano de 2012, nos vencendo por 2 x 1.

Bahia e Grêmio já se cruzaram duas vezes na Copa do Brasil. Em 1989, coincidentemente, se encontraram nas quartas de final, como está ocorrendo em 2012. O Tricolor gaúcho venceu os dois confrontos( 1 x 0 e 0 x 2).

Em 2005, o Esquadrão de Aço venceu o jogo da Fonte Nova por 2 x 1 e perdeu no Olímpico por 1 x 0. Como o Grêmio marcou um gol fora de casa, acabou avançando na Copa do Brasil.

Maior goleada

Foi jogando na Fonte Nova que o Bahia registrou a maior goleada da história dos confrontos com o Grêmio – 4 a 1, em 7 de abril de 1985, pelo Brasileirão daquele ano, com gols de Ronaldo Marques (02) e Marinho (02).

Charles artilheiro

O placar mais comum das partidas envolvendo Bahia e Grêmio é o 2 a 1, que já se repetiu 08 vezes. O artilheiro do Tricolor baiano nos confrontos é o atacante Charles, ídolo do clube no final dos anos 80, que balançou as redes em três oportunidades contra os gaúchos. Mais tarde, Charles defendeu também o Grêmio.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário