CBF encerra Avaliação Nacional de Árbitros

Foi encerrada nesta quarta-feira (16), a Avaliação Nacional de Árbitros da CBF. Durante três dias, os profissionais baianos do quadro nacional de arbitragem foram submetidos a palestras, treinamentos e testes físicos da entidade.

A programação teve início na última segunda-feira (14), com uma visita técnica dos instrutores Carlos Espinheira, Gilson Ornellas e Sérgio Cristiano aos locais das atividades. Na noite do mesmo dia, os profissionais da arbitragem assistiram no auditório da Federação Bahiana de Futebol (FBF), a uma palestra médica e sobre atendimento emergencial ministrada pela Comissão Nacional de Médicos e Fisioterapeutas.

Na terça-feira (15), os trabalhos exigiram mais esforços dos participantes. Pela manhã, no Sesi Simões Filho, os profissionais do apito participaram dos testes físicos visando a aprovação para atuar nas competições nacionais da sequência da temporada 2012, entre elas o Brasileirão das Séries A, B, C e D. Todos foram submetidos a seis tiros de corridas de 40 metros e 23 tiros de 150 metros.

Para a aprovação, foi necessário cumprir o mínimo de 20 tiros. No final do dia, a programação reservou uma atividade menos desgastante. Os baianos assistiram a vídeos com regras da FIFA.

Já nesta quarta-feira (16), último dia de atividades, os árbitros e assistentes passaram por um treinamento integrado e prática orientada no campo de futebol e sala de reuniões do Estádio Manoel Barradas (Barradão).

O período de avaliações da CBF foi iniciado no dia sete de maio, quando foi aplicada a Avaliação Teórica Nacional para árbitros e assessores. Nesta etapa, os participantes responderam a questões de Regras de Futebol, Regulamento Geral das Competições da CBF e Estatuto do Torcedor. Para os assessores, ainda foi incluído o tema específico “Manual do Assessor”. Todos tiveram que alcança a nota mínima 7,0 (sete).
Fotos: Carlos Santana / FBF

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário