ÔÔÔÔ, o Nordestão voltou! O Nordestão voltou!

Há alguns dias li no blog Futebol Nordestino (do globoesporte.com) que a Copa do Nordeste voltaria a partir do ano que vem com o apoio das Federações e da CBF. Segundo o blogueiro, a competição tem autorização para os próximos 13 anos e dará ao campeão uma vaga na Copa Sul-Americana.


Começará em 13 de janeiro de 2013, com os 16 times da região (Maranhão e Piauí continuam de fora) divididos em quatro grupos,com jogos de ida e volta dentro dos grupos,classificando os dois melhores para as quartas-de-final. Nos jogos de mata-mata(quartas,semi e final), vale a regra da Copa do Brasil (com o gol fora de casa tendo importância), diferente do que ocorre no Campeonato Baiano, em que fazer gol na casa do adversário não tem peso algum.

Bahia e Pernambuco terão três participantes cada. Os demais estados terão dois. A colocação no Estadual desse ano é que define de quem serão as vagas. Sendo assim, a terceira vaga na Bahia está sendo disputada entre Feirense e Vitória da Conquista.

Os campeonatos estaduais da região terão que ter o regulamento alterado. A CBF apresenta um modelo onde, na Bahia por exemplo,o campeonato estadual começará com nove clubes,classificando para a segunda parte da competição cinco clubes que juntamente com os três clubes oriundos da Copa do Nordeste,darão prosseguimento ao campeonato.A Federação pode propor outro sistema de disputa desde que se respeite o limite de datas estipulado pela CBF.Abaixo, o link da diretriz técnica da Copa do Nordeste 2013:

http://www.cbf.com.br/media/383282/d-tec-02-12%20-%2016.03.2012.pdf

Finalmente tiveram bom senso e resgataram a Copa do Nordeste.É a melhor opção esportiva,técnica e financeira para os clubes da região,principalmente para os grandes.

Eu estou muito satisfeito e empolgado com esse fato. Não tenho objeção nenhuma à competição ou ao sistema de disputa, Pelo contrário, só consigo enxergar benesses tanto para o meu Vitória quanto para o rival. Simplesmente formidável!

E vocês, amigos do Futebol Bahiano (leões e sardinhas,rsrs!),o que acham!?
Vumbora Vitória!

Diego Barbosa

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário