Caravana do Lazer em Antônio Gonçalves

A cidade de Antônio Gonçalves, distante 361 quilômetros de Salvador, recebe o projeto itinerante da Sudesb, a Caravana do Lazer. As primeiras atividades aconteceram durante todo sábado (31/3), no auditório da prefeitura, com a realização do Curso de Capacitação de Agentes Multiplicadores de Lazer, e prosseguem neste domingo (1/4), com o Dia de Lazer.

Para a moradora de Antônio Gonçalves e participante do evento, Risamaque Pereira Rios, a vinda da Caravana do Lazer para o município vai incentivar o desenvolvimento do lazer nas comunidades, principalmente na zona rural. “No curso, estamos aprendendo como trabalhar para melhorar a recreação e o lazer das nossas crianças, resgatando brincadeiras antigas e bem simples, em novas alternativas que incentivam o lado lúdico. E no domingo vamos colocar isso em prática e fazer um dia bem diferente e divertido para a garotada”, revela.

Participaram do curso, mais de 60 pessoas, entre professores, da rede pública e privada, representantes de comunidades religiosas, conselheiros, dirigentes esportivos, dentre outros, vindos de vários povoados da região, como Jiboia, São João, e Distrito de Caldeirão do Mulato. E uma das agentes, a professora Andréia Barbosa da Silva, acredita que os conhecimentos aprendidos neste evento podem contribuir e muito para melhorar o lazer da comunidade. “Sou orientadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti – e estou achando este evento muito esclarecedor. Os assuntos abordados são bem interessantes e nos ajudam a saber como lidar com as crianças. Além disso vão me auxiliar a colocar em prática atividades de lazer e de esporte”, analisa.

O Projeto Caravana do Lazer, criado em 2008, já passou por mais de 56 municípios baianos que possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Além de capacitar agentes de lazer, beneficia as crianças das cidades visitadas e também as da zona rural. Entre as diversas atividades, a meninada poderá brincar na cama elástica, pista de sabão, piscina de bolinhas, oficinas de reciclagem, desenho e pintura, além de jogos educativos, como ludo, dominó, dama e xadrez gigantes, brincadeiras como pula corda, corrida de saco, ovo na colher e outras.

Ileana Brito – DRT – 1114 Direto de Antônio Gonçalves (Ba)
Ascom-Sudesb
31.03.2012

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário